Categoria: Gado de Corte

Ajuste do trato do confinamento de bovinos com base em NDT

Data: 26/01/21

Autor: Rodrigo Alves

A pecuária é uma atividade que está presente em todo território brasileiro, e tem importância muito grande para o país, pois é uma atividade econômica que vem se fortalecendo a cada ano, tanto no mercado interno como externo, colocando o status do país como um dos principais produtores de carne bovina do mundo.

Muitos produtores vêm ano a ano buscando a melhoria de resultado, intensificando a produção de maneira sustentável, sempre apoiado pelo advento de tecnologias nutricionais, de sistemas de produção diferenciados e em tecnologias de ferramentas que possibilitam uma tomada de decisão mais assertiva, como os softwares e aplicativos.

Quando falamos em pecuária intensiva, seja cria, recria ou engorda, uma ferramenta muito simples e que as vezes é negligenciada, é o cocho. No confinamento com a dieta total, e no pasto com a suplementação ou ração de semi-confinamento, devemos dar a atenção que esta ferramenta merece, fazendo um correto manejo de cocho no confinamento e no pasto, bem como mantendo essa ferramenta em condições adequadas de uso para o ambiente em que se encontra.

No pasto, partindo do pressuposto que as condições do cocho estão adequadas, devemos nos preocupar com a constância de produtos no cocho, que envolve uma boa logística de distribuição, e um produto de qualidade que garanta uma boa nutrição para os animais.

No confinamento dentre outras coisas, devemos nos preocupar com os carregamentos dos ingredientes, que estão correlacionados com a qualidade dieta batida x da dieta formulada, e com as distribuições dos tratos que estão intimamente ligados ao manejo de cocho, controlando previsão do dia x realizado.

automação e ajuste de trato

O Confinamento e o Manejo de Cocho

O confinamento como ferramenta, se utilizado como alavanca (melhorar o resultando global da fazenda) e não como muleta (consertar o que não foi bom no pasto), reduz o ciclo produtivo aumentando o desfrute, aumentando o giro de capital e consequentemente o lucro. (Lucro = margem x giro).
Os principais custos do confinamento são, a aquisição dos animais, em torno de 70%, e a alimentação dos animais em torno de 24%, sendo todos os dois dependentes do mercado. Nesse contexto, podemos minimizar os dois custos, com a compra bem-feita (da porteira para fora), e um manejo nutricional excelente (da porteira para dentro).

De acordo com Marcondes et al. (BRCORTE, 2010), a busca e a adoção de medidas mais racionais no manejo alimentar têm o potencial de gerar um grande impacto econômico e de qualidade nos sistemas de produção de carne.

Dentre as principais atividades da rotina de um confinamento, provavelmente a mais importante é o manejo de cocho, sendo seu maior objetivo fornecer ao animal, ração em quantidade e qualidade adequadas, visando melhor desempenho zootécnico dos animais e um bom resultado financeiro do confinamento.

Tipos de manejo de cocho:

– Manejo “Bica Corrida”
– Manejo Ad Libitum
– Manejo Restritivo
– Manejo Cocho Limpo
– Manejo Controlado

Temos um texto completo sobre as vantagens e desvatagens de cada manejo, confira! Cocho para confinamento: 05 Tipos de manejo para seu gado

Manejo Bica Corrida e Ad Libitum

A essência dos manejos Bica Corrida e Ad Libitum é fornecer todos os dias alimento à vontade em quantidade não pré-estabelecida, sendo que o que os difere é que no Bica Corrida não há coleta de dados, e no Ad Libitum a quantidade de ração ofertada é mensurada.

Esses manejos acarretam grande variação de consumo dos lotes, maior incidência de sobras de ração, e o tratador não possui percepção em definir a quantidade de ração a ser adicionada nos currais, aumentando riscos de acidose e afetando o desempenho e resultado financeiro.

Manejo Restritivo

Para o Manejo Restritivo, seu objetivo é melhorar a conversão alimentar, restringindo em até 15% do consumo Ad Libitum. Tem um potencial de melhorar em 8-9% a conversão, mantendo GMD e %RC, porém se limita por não haver um estabelecimento de curva de consumo Ad Libitum, e restrições acima de 15% pode causar piora na CA, correndo o risco de efeitos negativos.

Manejo Cocho Limpo

O objetivo do manejo cocho limpo é fornecer quantidade pré-estabelecida de alimentos de forma que o animal consumo a vontade e que a sobra no cocho ao amanhecer seja sempre menor <3%, sendo a sobra descartada. Seu fundamento é fornecer quantidade pré-estabelecida de acordo com a média de consumo e leitura de cocho dos últimos dias. Sua finalidade é aumentar a previsibilidade de logística, melhora a CA e reduz mão de obra, evita consumo de ração amanhecida, melhora qualidade sanitária e nutricional, e reduz variações de consumo.

consumo de matéria seca por bovinos de corte

“Ao contrário do que se possa imaginar, o Manejo de Cocho limpo, não visa limitar o consumo de ração. A diferença é que no Manejo Ad Libitum busca-se o máximo de consumo, tendo como horizonte o dia de hoje, e no Cocho Limpo busca-se também o máximo consumo, tendo como horizonte o médio prazo (5-7 dias) ”. (PRODAP, 2014)

Efeito da variação de consumo no PH ruminal (experimento científico)

ph ruminal no manejo cocho limpo

Manejo Controlado

Esse manejo assemelha-se bastante com o Manejo Cocho Limpo, porém o que difere é que a sobra de ração ao amanhecer nesse manejo seja de >1% e <8%, sendo que a ração amanhecida não é descartada se estiver em condições viáveis de uso.

O objetivo do manejo controlado é identificar a necessidade de ajuste da quantidade de ração que será fornecida hoje, ao amanhecer antes do primeiro trato, avaliando a quantidade e qualidade da ração no cocho e o comportamento animal.

Nos manejos de cocho que possuem controle de consumo estão incluídas as leituras e interpretações de escores de cocho e os ajustes de tratos realizados.

Pensando na otimização desses processos, a Prodap desenvolveu duas ferramentas para melhoria de resultados. O aplicativo para leitura de escore do Prodap Views Prime, que elimina a anotação no papel e dá mais agilidade e segurança no processo de coleta, e o módulo de confinamento do Prodap Views Prime, Software que faz toda a gestão do confinamento, e que realiza a evolução do trato com os ajustes definidos pela supervisão.

Entendendo o ajuste Matéria Natural (MN) x Matéria Seca (MS)

Em exemplo, vamos colocar em média 15 kg de ração por animal, na matéria natural. Agora analise a composição desse alimento abaixo:

composição da dieta no confinamento

É consenso entre nutricionistas de que o controle de Consumo se baseando na Matéria Natural (MN) é muito pouco assertivo:

Por exemplo: Sabendo que escore de cocho matutino foi zero (cocho vazio) e demais características, o supervisor do confinamento fez a evolução de trato abaixo:

evolução de trato no confinamento

Se a matéria seca (MS) da dieta não alterou sua atitude está ok!

Mas se houve variação da % de MS na dieta a situação muda!

Houve variação de 28% ou 2,6 kg de matéria seca/cabeça/dia no CMS, o que é um potencial para acidose ou sobra de ração no cocho.

Por isso, no mundo todo, os confinamentos usam o consumo de matéria seca (CMS) para controlar o consumo em confinamentos:

Mas e se a energia da dieta variar (NDT, por exemplo)? 

Evolução do trato: Controle em Base de NDT

Se a energia da dieta (NDT, por exemplo) não alterou sua atitude está ok!

Mas se houve variação na concentração de energia da dieta a situação muda novamente…

Variação de 27% ou 1,5Kg NDT/cab./dia no CMS, o que é um potencial para acidose ou sobra de ração no cocho.

A Prodap trouxe mais essa inovação para refinar Gestão do Confinamento no Brasil, a inovação do módulo de confinamento do Software Prodap Views Prime. (PRODAP, 2012)

Por NDT o ajuste fica ok, no exemplo acima.

Outra vantagem do acompanhamento de consumo de energia é que, em dietas de confinamento, o consumo diário de energia é mais estável do que o de MS, independente da concentração energética da dieta (acima de 65% NDT).

Como mostra o Gráfico de controle fisiológio de consumo a seguir:

controle fisiológico de consumo

Isso nos permitiu criar um indicador de referência de consumo que “respeita” a variação energética das diferentes dietas que são otimizadas para o maximizar o resultado operacional. (PRODAP, 2012).

Realizando a evolução de trato com base em NDT, conseguimos controlar o consumo de NDT, e a partir dele fazer o acompanhamento da evolução do trato, controlando o consumo de amido e dos demais potenciais fatores que que podem causar uma acidose por exemplo. (PATRIZZI, 2014).

O Prodap Views Prime, ainda oferece a opção de automação do trato, onde favorece os carregamentos de ingredientes e distribuição do trato a serem realizados de forma mais eficaz e com agilidade. Além disso, fica a critério do usuário utilizar tanto a metodologia de ajuste do trato por NDT ou por MS, o sistema é configurável para escolher a metodologia de trabalho.

Conheça o trabalho que a Prodap faz em confinamentos por todo o Brasil e fale conosco para aplicar o Prodap views Prime na sua fazenda!

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    1 Comentário

    1. Roberto

      Ótimo!!

      Responder

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *