Categoria: Gado de Leite

Colostro bovino e importância da colostragem para bezerros

Data: 02/04/20

Autor: Thais Camargos

O que é o colostro?

Por definição, colostro é o leite secretado imediatamente na primeira ordenha após o parto e é fundamental para o desenvolvimento dos bezerros.

Esse liquido é rico em vitaminas (A, E e B12), minerais (como cálcio, fósforo, magnésio e sódio), proteínas e imunoglobulinas, que são anticorpos que integram o sistema de defesa do organismo do neonato.

É importante diferenciar o colostro do leite de transição, que é a secreção que aos poucos vai perdendo as características de colostro e vai se assemelhando gradualmente ao leite integral.

Para que serve o colostro

Durante o período gestacional, não há passagem de anticorpos da vaca para o bezerro através da placenta e, por esta razão, o colostro adquire importância vital para as fases iniciais. Além da passagem de anticorpos, células de defesa são transferidas e atuam contra diversos tipos de infecções.

A transferência dessas imunoglobulinas para os bezerros tem o papel de estabelecer a imunidade passiva, principal barreira do sistema imune no início da vida dos bovinos.

Como funciona a transferência de imunidade passiva que o colostro oferece

 Os anticorpos – ou imunoglobulinas – são proteínas encontradas normalmente na circulação sanguínea e compõem uma parte importante do sistema imune dos bovinos. Elas atuam identificando e destruindo bactérias e outros micro-organismos assim como na proteção de membranas de alguns órgãos, como o intestino, por exemplo.

Acontece que o colostro contém vários tipos destas proteínas que protegem os animais como por exemplo: IgG, IgM e IgA. 

Por isso, em rebanhos onde ocorre falha nessa transferência de imunidade passiva é muito comum observar maiores incidências de doenças como diarreia, onfalites, artrites, doenças respiratórias e até mesmo um menor ganho de peso.

onfalite em bezerros
Onfalite em bezerros

A importância nutricional do colostro para os bezerros

Além de um importante papel no sistema imune, o colostro desempenha uma função nutritiva. Se compararmos o colostro ao leite integral, ele apresenta maiores teores de sólidos totais e gordura, como podemos ver na tabela a seguir:

composição do colostro pós ordenha

A reserva energética do bezerro nos primeiros dias de vida é constituída basicamente pela gordura proveniente do colostro e as proteínas auxiliam o desenvolvimento corporal do animal.

Existem outros constituintes do colostro que contribuem para as mais variadas finalidades, influenciando até mesmo no desenvolvimento do trato gastrointestinal.

Veja também: Manejo de Vacas Leiteiras no Período de Transição

manejo de vacas no período de transição

Fatores que afetam a absorção do colostro por bezerros

Para maximizar a eficácia do colostro, é necessário garantir o suprimento adequado de colostro em relação à quantidade e qualidade e atentar-se aos fatores que podem afetar a absorção:

Tempo da ingestão do colostro

O que pouca gente sabe é que existe uma janela de tempo onde acontece a máxima absorção dos componentes do colostro. Isso acontece porque as células intestinais do bezerro apresentam melhor capacidade absortiva nas primeiras horas de vida.

Passado este período, a absorção fica comprometida e a eficácia dos constituintes do colostro diminui drasticamente. A regra de ouro é que o bezerro seja colostrado dentro de, no máximo, 6 horas de vida.

Método de colostragem

A colostragem na fazenda pode ser feita por diferentes métodos, dentre os quais podemos citar: sonda esofágica, mamadeira e até mesmo a colostragem natural, que consiste em deixar o bezerro mamar o colostro à vontade na mãe.

Porém, observam-se maiores taxas de falhas de transferência passiva em bezerros que são colostrados pelo método natural.

Volume fornecido

Normalmente recomenda-se que seja administrado o correspondente a 10% do peso vivo. O ideal é que o colostro seja fornecido por sonda ou mamadeira, já que é praticamente impossível certificar a quantidade de colostro que o bezerro mamou direto na vaca.

Concentração de imunoglobulinas

É um ponto que se relaciona diretamente com a qualidade e nada mais é do que a indicação da quantidade de anticorpos na composição do colostro. Existem ferramentas que podem ser empregadas rotineiramente para estimar essa quantidade, como o refratômetro e o colostrômetro.

Idade da vaca

As vacas de primeira lactação costumam produzir o colostro em menor volume. Já as multíparas, por terem tido mais contato com microorganismos ao longo da vida produtiva e enfrentado mais desafios sanitários, produzem um colostro com concentração superior e maior diversidade de anticorpos.

Genética da vaca

Vacas com maior potencial produtivo podem expressar essa característica logo após o parto. Ou seja: vacas de alta produção tendem a produzir um maior volume de colostro.

Manejo pré-parto para maximização da colostragem

O manejo pré-parto, especialmente no período seco, também tem impacto no que diz respeito à síntese dos constituintes, que são secretados em maior quantidade momentos antes do parto. Neste período ocorre um aumento das concentrações de gordura e proteínas, como por exemplo a caseína.

A chegada das imunoglobulinas até a glândula mamária começa semanas antes do parto e atinge um pico entre um e três dias antes do nascimento do bezerro. 

Avaliação do colostro

A avaliação da qualidade é de extrema importância no manejo do colostro. Hoje existem diversas ferramentas para avaliar a qualidade do colostro e, dentre elas, as mais comuns são:

Colostrômetro

É um teste fácil e rápido de ser feito e baseia-se na correlação entre a densidade do colostro e a concentração de imunoglobulinas, por isso é amplamente utilizado em fazendas leiteiras. Entretanto, o teste deve ser realizado com o colostro entre 20 e 25ºC.

Caso a temperatura esteja abaixo ou acima desta faixa, a leitura pode ser errônea, super ou subestimando a qualidade do colostro. É possível observar que a escala do colostrômetro tem intervalos de 5 miligramas de imunoglobulinas por mililitro (mg/ml) e está dividida em cores.

Sendo assim, os parâmetros de qualidade são:

  • Excelente qualidade: 50 a 140 mg/ml (escala verde)

  • Razoável: 20 a 50 mg/ml (escala amarela)

  • Baixa qualidade: inferior a 20 mg/ml (escala vermelha)

Refratômetro de brix

A porcentagem de brix correlaciona-se também com a concentração de imunoglobulinas do colostro. Existem dois tipos de refratômetros de brix: o óptico e o digital. Ambos devem ser posicionados perpendicularmente a uma fonte de luz para que o percentual seja calculado. O valor considerado confiável após a avaliação é:

  • Boa qualidade: >50 mg/ml (21% brix)

refratrômetro de brix

Banco de colostro

Após a avaliação, o colostro de boa qualidade que for excedente pode ser armazenado na própria fazenda para a manutenção do suprimento. O armazenamento pode ser feito em garrafas ou sacos plásticos que posteriormente serão congelados.


Foto: Banco de Colostro da Fazenda Kapamma

É importante ressaltar que a higiene durante todo o processo – da coleta até o armazenamento, é fundamental para evitar contaminações bacterianas, pois micro-organismos presentes no colostro contaminado colonizam mais facilmente o trato gastrointestinal dos bezerros.

Também é importante registrar no banco de colostro a data da coleta, identificação da vaca e o resultado da avaliação.

O descongelamento deve ser realizado em banho-maria, não ultrapassando a temperatura de 50ºC para evitar a destruição de alguns constituintes mais sensíveis, como os anticorpos.

O fornecimento deve ser com o colostro bem próximo à temperatura corporal dos bezerros (aproximadamente 39ºC).

Para ter mais dicas como essa, nos siga nas redes sociais e se inscreva no nosso canal do telegram!
Se quiser entender um pouco mais sobre o trabalho de consultoria que a prodap faz, deixe sua mensagem aqui

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *