Categoria: Gado de Corte

Conhecendo o seu gado através do PRODAP views master

Data: 12/05/20

Autor: Sara Cordeiro

Você sabe, com exatidão, contando até as unidades, quantas cabeças tem na sua propriedade agora?

Essa pergunta te causou alguma dúvida ou você pensou “Eu tenho que perguntar a fulano… as cabeças assim, certinho…”? Isso é bem comum de acontecer.

Vimos, com frequência, que até aqueles que mais têm certeza dessa quantidade se equivocaram na resposta. A falta de controle de compra, venda, nascimento, morte ou outros eventos, faz com que seja difícil medir um dos maiores patrimônios do pecuarista: o gado.

As coisas começam a ficar mais complicadas quando aprofundamos um pouco mais nesse contexto. Você consegue dizer:

  • Em qual pasto os seus animais estão?
  • Qual é o peso de cada lote?
  • A fazenda tem pasto suficiente até o fim da safra?
  • Quanto de insumo você deve comprar?
  • O desempenho do rebanho está dentro do esperado?
  • No final do ciclo, quanto de dinheiro você vai ter no caixa?

As respostas para essas perguntas parecem simples, mas não são e você deve saber disso! Responde-las é difícil, porque partes essenciais do trabalho com o rebanho costumam ser negligenciadas.

Não por má índole, incapacidade ou má vontade, mas por falta de processos bem definidos, rotina e objetivos claros a todos os envolvidos.

O impacto de não saber responder a essas perguntas

Que as margens da pecuária estão cada vez mais estreitas e todos os gargalos devem ser resolvidos de forma rápida, todos sabem ou sentem no bolso, quando fecham as contas. Mas como fazer isso, antes de abater os animais?

Rebanhos mal manejados resultam em perdas produtivas e, como consequência, prejuízos financeiros, diretamente relacionados ao baixo aproveitamento das características do animal e do ambiente onde ele se encontra. 

É comum vermos pessoas que não se planejam e não gerenciam as suas atividades totalmente perdidas, sem saber pra onde ir, o que devem fazer, gastando o seu precioso tempo e dinheiro com ações que não irão gerar resultado algum! 

Muitas vezes são necessários vários ciclos para conseguir ressarcir um prejuízo financeiro originado por pequenas falhas em processos básicos. Ou, quando não tem-se controle, esse dinheiro nunca será reposto pela atividade pecuária.

Veja também: Saiba um jeito eficaz para crescer até na crise!

Implementando processos e ferramentas que auxiliem o gerenciamento das informações coletadas no campo e que facilitem o dia a dia da sua equipe e o seu, todos os questionamentos serão respondidos prontamente, todas as ações serão pautadas de análises prévias.

Dessa forma, ficará muito mais fácil acertar e fazer o que realmente precisa ser feito, focando nos meios necessários para alcançar o lucro do negócio.

Como fazer o controle de rebanho com o sistema de gestão de fazendas da Prodap?

Controle de Rebanho com o software de gestão da prodap

Dentro da plataforma PRODAP views master, você cadastra o mapa da sua fazenda e, em cada pasto, insere as informações da forrageira predominante e do rebanho, como peso médio visual e categoria(s).

A partir daí, todas as movimentações, nascimentos ou mortes devem ser registradas no aplicativo, que é instalado no celular do gestor do gado e funciona de forma off-line.

Quando ocorre a sincronização das informações lançadas, tudo ficará registrado na plataforma web, desde o total de cabeças da fazenda, tamanhos e pesos dos lotes, até a situação dos pastos.

Os benefícios de utilizar um sistema de gestão do rebanho são inúmeros e alguns, até bem básicos, como o que me fez escrever esse texto.

Cadastrando os seus animais no software PRODAP views master, qualquer pessoa poderá ter as informações do total de animais da fazenda, como o peso médio visual por lote ou categoria, em tempo real, de forma rápida, fácil e prática.

Lembre-se que, além do rebanho, quando a forrageira predominante do pasto é cadastrada na plataforma, consegue-se estimar a produção de alimento no período, com isso o próprio sistema sinaliza o momento adequado para a entrada e saída dos animais.

Agora você já consegue tomar decisões assertivas quanto à movimentação do gado e necessidade de compra de outros insumos para a complementar a dieta, possibilitando antecipações de demandas e boas negociações com os seus fornecedores de matérias primas.

Quem já utiliza o PRODAP views master relata que todas as pessoas envolvidas no processo tornam-se gestoras! É uma mudança de patamar que faz com que todos se engajem com a meta e o resultado fim: o lucro.

Os gestores do gado (antigos vaqueiros) aprendem a estimar os pesos dos lotes e, percebendo que não estão dentro do programado para o período, conseguem fazer as adequações necessárias para que o objetivo seja alcançado.

Seja movimentação para um pasto com forragem que possibilite maior ganho de peso (engorda), ou, em sistemas de cria, consegue-se estimar as fêmeas que estarão prontas para a próxima estação de monta.

Ainda pensando no lucro, durante o manejo, consegue-se ter previsão dos animais a serem abatidos. Mesmo que o número de cabeças não esteja dentro do planejado, o peso dos animais que estão prontos para o abate está suficiente para que você atinja o seu objetivo financeiro?

Essa resposta só é possível quando tem-se domínio de todo o processo.

E é neste momento que percebo o quanto a frase de um colega de trabalho faz sentido: “na fazenda, todos devem atuar como médicos e não como legistas”!

Ele quer dizer que é imprescindível que todos estejam engajados com o propósito do negócio e em como resolver os problemas. De nada adianta saber que eles existem ou porque foram causados, depois do ciclo finalizado.

Com o PRODAP views master fica fácil ver e agir, ser assertivo ou corrigir as decisões a tempo de atuar como médico, para a saúde e o bom desempenho de um dos seus maiores patrimônios: o seu gado!

Entre em contato concosco para conhecer mais do Prodap views transformar o seu negócio! É só deixar sua mensagem clicando aqui

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *