Softwares para Pecuária de Corte: Desafios e suas Soluções!

Implementar softwares é uma tarefa difícil! Na pecuária de corte, desde estrutura até gestão de equipe, surgem desafios! Veja quais são eles e como resolve-los!
por Tarley Lana - 06/02

O uso de sistemas de informação gerenciais para a pecuária de corte permite um maior controle dos processos e aumento na produtividade das fazendas, mas os desenvolvedores de software geralmente enfrentam uma infinidade de desafios no caminho, enquanto permanecem no topo das novas tecnologias e tendências.

O processo de desenvolvimento de software está passando por algumas mudanças incomuns, as táticas de desenvolvimento estão evoluindo (métodos ágeis, microsserviços, cloud computing, machine learning, IoT, data science, IA, BI, etc), a automação está se tornando desenfreada e novas tecnologias estão surgindo diariamente.

Para se criar um bom produto para pecuária de corte básico, seu software deve: coletar, processar, armazenar e disseminar dados na forma necessária para realizar as operações e funções de uma fazenda.

 Porém se você quiser gerar valor para o negócio, o seu produto deve ter qualidades como:

 

  • Capacidade de evoluir e adaptar para sustentar as pressões do mercado, os avanços tecnológicos, as necessidades dos clientes as mudanças dinâmicas do setor.

  • Capacidade de integrar com diferentes sistemas e equipamentos das fazendas.

  • Facilidade de uso e aprendizado, além de possuir treinamentos e suporte.

  • Baixo consumo de recursos como energia, CPU e RAM.

  • Capacidade de trabalhar de forma offline em alguns casos com o consumo mínimo de banda de Internet.

 

Mas quais são os maiores desafios de desenvolvimento de software para a pecuária de corte?

 Abaixo citamos os principais problemas com base no conhecimento da equipe de desenvolvimento da Prodap.

 

1.   Problemas de Infraestrutura

 Um ambiente de projeto não estabelecido é sempre um desafio comum em termos de seu impacto na entrega do projeto. Para garantir um desenvolvimento de projeto eficiente, os ambientes de teste e pré-produção devem estar disponíveis durante as fases de desenvolvimento, teste e teste de aceitação do usuário (UAT). Se o ambiente não estiver disponível, não será possível prosseguir com o projeto dentro do prazo e do orçamento.

Outro obstáculo levantado pela Expert 3 é a precária infraestrutura de telecomunicações no Brasil, que dificulta a transmissão de dados via dispositivos como celulares e tablets. SF requer conexão em tempo real com a internet para permitir o uso de informações. Muitos dos sistemas de controle de operações de escritório, como volume de sementes, fertilizantes e pesticidas, exigem conexão à Internet de alta qualidade para produzir resultados.

 

2.   Adaptar as últimas tendências do mercado

Atender aos mais recentes requisitos tecnológicos, como o primeiro móvel ou apenas o móvel ou o desktop, é sempre um desafio. Se você não tiver recursos com experiência prática nas tecnologias mais recentes e de tendências , isso certamente afetará seu tempo de lançamento no mercado. Certifique-se de que seus recursos aprimorem constantemente suas habilidades para permanecerem relevantes.

 

3.   O desafio da integração

 Os agricultores e pecuaristas não são fiéis a uma marca e tendem a adquirir equipamentos de várias empresas. Fountas et al. corroboram essa noção, explicando que a falta de integração entre as ferramentas disponíveis no mercado limita a adoção de SF pelos produtores europeus.

 Existem milhares de diferentes tecnologias, sistemas e aplicativos disponíveis para empresas. A integração de aplicativos de terceiros ou outros aplicativos personalizados, como seu banco de dados de ERP, website ou gerenciamento de inventário, adiciona complexidade substancial ao seu projeto.

E o maior desafio com a integração é que eles permanecem ocultos durante todo o processo de desenvolvimento e surgem apenas no final, levando a custos extras, atrasos, baixa qualidade e, às vezes, até mesmo falha do projeto.

Se você quiser que sua solução de software esteja em conformidade com as restrições externas de outros sistemas, você deve:

·         Obtenha uma compreensão clara dos requisitos do usuário final

·         Implementar uma estrutura corporativa que funcione como uma plataforma de estruturação do aplicativo

·         Descubra e pesquise novas tecnologias, projete e desenvolva novas soluções, e depois as teste e avalie para garantir a integração ideal

·         Preste mais atenção à pesquisa e desenvolvimento, teste e prototipagem.

·         Teste, teste e teste novamente antes de implantar a solução

 

Sobre Tarley Lana

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se em nossa newsletter