Categoria: Gado de Corte

Estoque de suplementos da fazenda: 03 erros que você comete

Data: 02/12/18

Autor: José Aleilton Ribeiro

Você já parou pra pensar que o resultado financeiro da sua operação pode ser afetado pela forma como você gerencia o estoque de suplementos de nutrição da sua fazenda?

Indisponibilidade de produtos, erros na distribuição nutricional e ocorrência de custos extras são problemas que podem ser causados pela má gestão do estoque. Para evitar que estas situações se tornem frequentes e afetem diretamente o desempenho do rebanho é imprescindível implantar uma controle eficaz. Aqui você confere quais os principais erros e o que fazer para evita-los:

Erro 1: Sub / Super Estocagem

A sub estocagem de produtos é uma falha grave que provoca a indisponibilidade de suplementos no cocho. Isso acaba incorrendo em perdas substanciais de desempenho do rebanho.

Tão ruim quanto, é a super estocagem de produtos. A super estocagem pode acarretar no aproveitamento incorreto destes suplementos em épocas e/ou categorias não condizentes, levando a inadequações entre uso de produtos e a época do ano. A distribuição destes produtos remanescentes ainda pode elevar o consumo do suplemento sem incorrer em ganhos expressivos de desempenho, gerando prejuízo.

Erro 2: Distribuição Incorreta de Produtos

Outra situação comum quando há má gestão do estoque são os erros na distribuição dos produtos. É grave não direcionar a nutrição adequada seja para categorias ou para épocas as quais elas são idicadas. Isso afeta diretamente o ganho de peso dos animais, que acabam por consumir produtos que não atendem todas as suas necessidades nutricionais.

Quando esse manejo não é feito da forma correta o resultado da fazenda pode ser prejudicado.

Erro 3: Perda de Controle do Estoque

A perda de controle do estoque pode ocorrer em diversos momentos. Ela é bem comum quando a estocagem dos suplementos não é realizada de forma a otimizar a identificação, contagem e manuseio dos produtos. Você já viveu essa situação? Isso é terrível para a sua gestão.

Outro momento comum é processo definido que registre a entrada e saída É importante estar atento porque a perda de controle do estoque pode ser uma das causas da sub / super estocagem de produtos. Além de também poder afetar outros controles da fazenda, como o controle do consumo. O que acaba dificultando o levantamento de resultados, fator essencial para a manutenção da gestão da fazenda como um todo.

Como melhorar a gestão do estoque de suplementos da minha fazenda?

Para evitar estas falhas, uma gestão eficaz do estoque faz-se necessária. Ela vem para manter o controle de produtos de forma organizada e te ajudar a entender tudo o que se passa na sua fazenda.

Esse entendimento faz com que você consiga, cada vez mais, prever os ciclos, problemas, potencialidades e recursos que tem, ampliando a forma com que você gere as metas do negócio.

Aqui vão as dicas para se prevenir e manter um estoque de segurança sempre abastecido, controlado e com o produto conforme a época do ano. Abaixo, seguem 4 dicas que podem auxiliá-lo:

1º – Relacionamento com Fornecedores

O animal come em dias corridos e não em dias úteis. Por isso esteja atento aos prazos estabelecidos pelos fornecedores e leve em conta esta informação na manutenção do estoque de segurança. Afinal de contas, o animal não deixa de se alimentar só porque é feriado.

2º – Armazenagem

O empilhamento dos produtos deve permitir a adequada conservação e manuseio dos mesmos. você deve prezar pela fácil identificação e contagem rápida e confiável do estoque. Os lastros de empilhamento são a base para que estas premissas sejam atingidas e eles podem ser ordenados conforme abaixo:

  • Lastro com 7 sacos: 4+3
  • Lastro com 13 sacos: 4+(3X3)
  • Lastro com 22 sacos: 7+(3X5)
  • Lastro com 30 sacos: 9+(3X7)

Os sacos são dispostos em camadas (lastros) de 7 sacos. Desses sacos 4 paralelos e 3 perpendiculares. Lembrando que é importante que as posições dos sacos em cada camada sejam ivertdos, conforme figura abaixo:

estoque de suplementos da fazenda

3º – Treinamento de Equipe

Responsáveis pelo controle dos estoques centrais, intermediários e finais devem ser definidos. É importante, mesmo que não haja um treinamento prévio, que você responsabilize e faça a sua equipe entender o quão importante isso é para fazenda. Fazendo isso, você traz seus colaboradores para mais perto de você.

Além do fator social importantíssimo, registros devem ser realizados diariamente. São eles que vão controlar a baixa e a entrada de produtos, permitindo que você se planeje.

4º – Planejamento de Consumo 

A compra de produtos pode obedecer a uma adequação de prazo para que não haja gastos desnecessários, lembrando é claro, de manter o estoque sempre em dia.

Em seus Programas de Nutrição Dinâmicos, a Prodap oferece aos seus clientes produtos de alta tecnologia recomendados conforme análise de vários aspectos como a categoria animal, a época do ano, análise da forragem e estrutura da fazenda, definindo metas e indicadores para acompanhamento dos resultados.

Além disso, a Prodap oferece diversos serviços que auxiliam nas questões operacionais e técnicas da fazenda, nos quais dentre eles, está a implantação de uma gestão eficaz do estoque, com a definição de processos, a implementação de controles e com o treinamento dos colaboradores.

Em resumo, os aspectos citados acima são fatores chave para aumentar a eficiência na gestão do estoque, no objetivo de garantir que o produto certo para cada época do ano e categoria animal esteja sempre disponível no cocho. Desta forma, você aumenta o controle e padroniza processos, evita erros de estocagem, de distribuição e consequentemente, prejuízos.

Acompanhe o nosso Conhecimento Prodap, o seu mais novo boletim de conhecimento do agronegócio!

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *