[Prodap na Mídia] Gestão para gerar sucesso

Data: 28/03/21

Autor: Parceiros PRODAP

*Matéria originalmente publicada no informativo semanal Boi & Companhia da Scot Consultoria

 

Hoje nosso bate-papo será com o Jefter Malvino, que falará um pouco sobre sua vasta experiência em gestão na pecuária.

Ele é consultor pleno há 6 anos pela empresa PRODAP.

Atualmente trabalha atendendo grandes contas e atua em diversos projetos de confinamento, cria e ciclo completo, focado em gestão operacional, gestão de indicadores, melhoria de resultados, entre outros.

Scot Consultoria: Como está o mercado atual de consultorias em gestão agropecuária? Há muitos produtores que procuram essa assistência?

Jefter Malvino: Os produtores rurais estão buscando investir mais na gestão das propriedades para atingirem melhores resultados. O mercado, com o passar dos anos, apresenta novos desafios e sabemos que as margens de lucro da pecuária são apertadas.

Por isso, o trabalho da consultoria é justamente orientar e auxiliar esses produtores a traçarem metas alcançáveis e acompanhar para que os ajustes necessários sejam feitos em tempo hábil.

Scot Consultoria: Jefter, na sua opinião, qual o maior entrave na implementação de programas de gestão em fazendas de pecuária de corte? Qual a tendência para os próximos anos?

Jefter Malvino: A maior dificuldade encontrada é o receio do “novo”. Como ainda temos nas propriedades uma mão de obra com pouco grau de instrução, as pessoas têm medo de não se adaptarem bem ao uso da tecnologia como recurso para facilitar a lida no campo.

A tendência é, cada vez mais, as fazendas buscarem melhores tecnologias para aumentar a acurácia das informações e, com isso, ajudar na tomada de decisões, além de investir mais no social, capacitando e empoderando a equipe para o uso dos novos recursos.

Scot Consultoria: Comente a respeito dos softwares desenvolvidos pela PRODAP e como eles podem auxíliar na gestão das atividades agropecuárias.

Jefter Malvino: Os nossos softwares facilitam a gestão de rotina da fazenda por meio de um acompanhamento diário e mais preciso. O produtor consegue tomar decisões de forma integrada e muito mais rápida e até mesmo fazer a gestão à distância.

Além disso, para ter informação, o registo é fundamental, mas não adianta ter registo se não tiver análise, e é aí que entra a tecnologia auxiliando nessa análise e permitindo que as melhores decisões sejam tomadas. O PRODAP views é um software robusto onde é possível realizar o manejo, acompanhar o abastecimento do cocho, aguadas e também o fluxo de caixa da fazenda. Uma ferramenta completa para fazer a gestão do negócio e acompanhar bem de perto os resultados.

Scot Consultoria: Considerando a reprodução, manejo, alimentação, sanidade, entre outros aspectos da produção animal, qual delas normalmente apresenta maiores carências?

Jefter Malvino: Acredito que hoje, com o numeroso rebanho que temos no território brasileiro, possuímos carência em todos os seguimentos, pois mesmo com os avanços tecnológicos e a criação de empresas que prestam serviços na gestão do agronegócio, ainda atendemos menos de 20% do rebanho potencial.

Dentre os aspectos da produção animal, creio que o mais defasado é o manejo alimentar. Isso deve-se à falta de estratégias nutricionais vinculadas a um plano anual para melhor aproveitamento das pastagens e do potencial dos animais.

Scot Consultoria: Lucratividade e sustentabilidade são antagônicos? Vocês consideram a sustentabilidade na gestão de atividades agropecuárias?

Jefter Malvino: A tecnologia na pecuária é uma forma de otimizar a atividade e proporcionar melhoria na produção de forma mais eficiente e sustentável. Não são necessariamente antagônicos, mas sim complementares. Por isso falamos tanto na tecnologia como uma alavanca para transformar a pecuária. Podemos ser altamente lucrativos mantendo o negócio saudável e sustentável, pois hoje sabemos o quanto um sistema extrativista deprecia a propriedade e torna os investimentos maiores para recuperação.

Scot Consultoria: Qual é o segredo para uma gestão de sucesso em uma fazenda? Ao seu ver, qual o melhor caminho para tornar a pecuária brasileira competitiva frente a outras atividades agropecuárias?

Jefter Malvino: Acredito que uma gestão de sucesso é alcançada com a combinação de fatores como planejamento, nutrição e gestão. A gestão eficiente começa na capacitação da equipe e no relacionamento com o time que irá entregar o resultado proposto. O caminho para a pecuária se tornar mais eficiente é através da intensificação das pastagens (troca de mix forrageiro, adubação e manejo de pasto), nutrição personalizada vinculada a uma estratégia anual, aumentando assim os ganhos de arrobas por área. 

No confinamento devemos realizar o planejamento antes de começar a atividade, buscando adquirir insumos com o melhor custo beneficio, cuidando da qualidade das estruturas e dos maquinários e mantendo a eficácia na operação para alcançar os melhores resultados.

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *