Categoria: Gado de Corte

Simulação de Cenários e planejamento para Pecuária de Corte

Data: 16/12/18

Autor: Bernardo Reis

Você sabe como fazer o planejamento do negócio através da simulação de cenários? Esse é um exercício extremamente necessário em um mercado da pecuária com tantas incertezas como o nosso. Nesse texto você vai entender um pouco mais quais os aspectos que influenciam esse planejamento.

Estratégia é lei!

A estratégia é um exercício de escolha de opções excludentes entre si. Ela tem como objetivo obter um posicionamento diferenciado de mercado. Mas nem sempre é fácil assimilar tantas frentes quanto você está no comando de uma empresa.

Por isso, para minimizar o risco da definição estratégica, recorre-se à simulação de cenários, que possibilita visualizar panoramas futuros de acordo com cada caminho possível para um determinado negócio.

Na simulação de cenários busca-se trazer o futuro para uma análise do presente. É importante você entender que a simulação é uma etapa que antecede o ato de planejar, ela se relaciona com o antes, com a escolha da estratégia específica a ser planejada.

Pode parecer cansativo fazer isso constantemente porém, se flexível e atualizada, transforma-se em importante ferramenta. Afinal atua tanto na manutenção de informações situacionais durante o processo de implementação quanto, principalmente, como instrumento fornecedor de dados que facilitam o controle.

Como aplicar a simulação de cenários à pecuária de corte?

Trazendo o conceito para a realidade da pecuária de corte, sabemos que as fazendas possuem muitas variáveis com comportamentos dinâmicos. Por isso mesmo é tudo tão difícil e minuncioso! A dinamicidade agrega a incerteza ao processo de tomada de decisão estratégica.

O principal papel da simulação de cenários na sua fazenda vai ser analisar diversos sistemas produtivos – cria, recria, recria e engorda, confinamento, dentre outros – em diversos cenários diferentes.

Assim é possível evoluí-los ao longo dos anos para comparar dados financeiros como custos, faturamento e margem. Onde esses, por sua vez, são obtidos com base em dados produtivos como, taxa de desmama, GDC, GMD a pasto, rendimento de carcaça, consumo de matéria seca, dentre outros.

Com simulações mais próximas da realidade quanto possível, a escolha e o planejamento tornam-se mais fáceis e assertivos, ajudando você a avaliar melhor suas escolhas e o futuro que lhe aguarda. Abaixo, segue diagrama ilustrativo que exemplifica a simulação:

PRODAP

Simulação de Cenários – planejamento

Como começar a planejar?

Cada cenário é modelado, geralmente, em um prazo de 5 anos e a decisão sobre qual opção seguir é baseada em uma série de fatores. Nem sempre o cenário com maior retorno será o escolhido, pois a necessidade de investimento e a capacidade de operacionalização, por exemplo, também devem ser avaliados.

Uma vez definido o cenário, este é desdobrado em metas anuais que devem ser acompanhadas durante a gestão via orçamento anual, possibilitando avaliações sobre os resultados obtidos e os desvios ocorridos.

Com estas análises em mãos, definir um caminho ou promover mudanças fica muito mais fácil. As decisões e o planejamento são baseados em números e as dúvidas cedem lugar aos riscos e oportunidades. 

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *