O futuro da tecnologia na Prodap!

Data: 22/10/20

Autor: Renan Porto

Como a tecnologia se tornou um pilar estratégico na PRODAP, e quais os próximos passos para a revolução da pecuária no mundo!

Podemos dizer que a tecnologia está no DNA da PRODAP desde sua fundação. Já nos anos 90, época em que a computação começava a chegar nas casas das pessoas, lançamos o primeiro software de gestão de rebanho, auxiliando as fazendas com as tecnologias disponíveis naquele momento.

A revolução tecnológica veio na década atual, quando revertemos o “jogo”, passando a ter uma maior clareza das possibilidades que a tecnologia nos apresentava. Foi possível perceber o “oceano azul” no mercado do agronegócio e pecuária, e entender que se investíssemos em tecnologia, ganharíamos um diferencial competitivo forte.

Assim, a tecnologia se tornou um pilar estratégico de muita força na PRODAP.

E para entender quais os planos que a PRODAP deve traçar no âmbito da tecnologia, ninguém melhor que o nosso Diretor de Tecnologia, Breno Cerqueira, para nos falar um pouco sobre nossos maiores ganhos que essa revolução nos proporcionou:

Uma curiosidade é que, três anos atrás o nosso time tinha quinze pessoas, hoje temos em média cinquenta. Triplicamos o time em três anos, e vamos dobrar isso para o próximo ano de 2021. Pra mim é uma conquista muito grande, pois mostra que estamos dando resultado e que a empresa tem reconhecido e dado valor a isso. Nosso turnover caiu de 40% para 10 %, mostrando que o clima da empresa e a cultura como um todo está muito forte dentro dos quesitos de agilidade. As pessoas estão felizes aqui!”

Mas acredito que a maior conquista, é que aqui na Prodap, conseguimos ver o impacto real que causamos na vida das pessoas, impacto não só no trabalho, mas no dia a dia delas.

Outro impacto causado é no ponto de vista do meio ambiente. Quando direcionamos ações dentro das fazendas, principalmente quando pensamos em um manejo a pasto, preservamos o meio ambiente. Com nossas tecnologias conseguimos indicar o momento certo da retirada do animal de determinado pasto, pensando na preservação do solo, e no momento do animal.

Pensando no ritmo que a PRODAP tem crescido, estamos com um planejamento expressivo para 2021.

Nessa linha, perguntamos ao Breno quais são os planos que a PRODAP tem almejado para o futuro no âmbito da tecnologia.

O que queremos na prática é iluminar as fazendas com todas as tecnologias que podemos imaginar. Um exemplo: se a gente quiser colocar algum sensor em uma árvore para saber quanto tempo o animal fica na sombra, nós vamos fazer! A ideia é conseguir ter uma representação virtual do que está acontecendo no mundo real, usar conceitos como o Digital Twin dentro do campo, para otimizar e acelerar os negócios.

E parte dessas inovações já foram implantadas, e outras estão em fase piloto, com pretensão de que em 2021 iniciemos os processos de aceleração.

E quais são essas inovações?

Com o PRODAP Views, o fazendeiro gerencia cada etapa do processo produtivo de manejo e confinamento, possibilitando uma visualização em tempo real da situação dos pastos. O uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, permitem mais liberdade e agilidade nas tarefas diárias do vaqueiro, como também o acompanhamento dos principais indicadores produtivos da fazenda pelo gestor.

Conseguimos também medir a quantidade de capim existente nas fazendas, por meio de imagens de satélites e reconhecimento de padrões por inteligência artificial (IA).

E para 2021, iniciaremos projetos de IoT (Internet das coisas) implantando colares com acelerômetro e georreferenciamento em animais, sensores em bebedouros e também câmeras para a leitura de cocho. Esses sensores permitirão medir a temperatura, a velocidade, a altura da cabeça e a posição do animal, a qualidade e quantidade de água no bebedouro, a quantidade de ração no cocho.

Abrindo caminho para uma infinidade de análises, por exemplo: quanto tempo está andando pastejando, ruminando, bebendo água, comendo, se existe indicativo de doença, criação de cercas virtuais para controle e manejo do gado, entre outros.

A Lore, a inteligência artificial da Prodap, permite que o cliente recupere as informações de que precisa sem esforço, simplificando o acompanhamento e gestão da fazenda. Esse produto interage com o cliente por meio de conversas baseadas em texto, futuramente permitirá também a troca de mensagens por voz. Esse aprimoramento na comunicação com os clientes só é possível graças ao uso de tecnologias de Chatbots, Machine Learning, ciência de dados, ciência animal e um time com os melhores profissionais da tecnologia, veterinária e nutrição.

E para maximizar o valor que nossos produtos estão gerando em nossos clientes, vamos investir em uma área de Customer Success, diferente do que o mercado já viu. É um grande desafio, mas será um direcionador potente de como evoluir nossos processos e serviços digitais.

Quais são os nossos diferenciais? Porque ser um PRODAPER e o que esperamos dos NOVOS PRODAPERS!

Primeiro é o nosso jeito de ser PRODAP, pois a empresa é extremamente humana e justa, colocando as pessoas em primeiro lugar, seja o cliente ou o funcionário!

Segundo é o impacto que causamos e o legado que deixamos para a sociedade como um todo, estamos levando a transformação da pecuária para o Brasil e para o Mundo.

E terceiro é a autonomia que damos para os times trabalharem! Valorizamos o protagonismo, o questionamento, novas ideias, os perfis e contextos diferentes. A acessibilidade e tranquilidade de trabalhar na PRODAP permite um ambiente muito confortável.

E finalizando, buscamos trabalhar com tecnologias de ponta, disruptivas e referência no mercado. Utilizamos das boas práticas do mundo ágil, de forma completa e não adaptada. Além de levar a cultura DevOps como um modo de vida, e não apenas conceitos bonitos.

Buscamos por pessoas abertas, sem receios de falar o que pensa e trazer o novo. Pois é assim que crescemos no time. Pessoas que tenham o espirito de protagonismo, resolver problemas, demandas.

Pessoas felizes, alegres e positivas!

Quer fazer parte desse time? 2021 promete, e MUITO! Fiquei de olho em nossa Página de Carreiras, e candidate-se!

 

Teremos vagas para todas as áreas:

DADOS | DESENVOLVIMENTO | DEVOPS | PO

INFRAESTRUTURA | CUSTUMER SUCCESS | INSIDE SALES

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *