]

Colostro bovino e importância da colostragem para bezerros

O colostro é o leite secretado imediatamente na primeira ordenha após o parto. Os nutrientes desse liquido são de extrema importância para o desenvolvimento de bezerros, entenda:
por Thais Camargos em 03/Apr/2020

O que é o colostro?

Por definição, colostro é o leite secretado imediatamente na primeira ordenha após o parto e é fundamental para o desenvolvimento dos bezerros.

Esse liquido é rico em vitaminas (A, E e B12), minerais (como cálcio, fósforo, magnésio e sódio), proteínas e imunoglobulinas, que são anticorpos que integram o sistema de defesa do organismo do neonato.

É importante diferenciar o colostro do leite de transição, que é a secreção que aos poucos vai perdendo as características de colostro e vai se assemelhando gradualmente ao leite integral.

Para que serve o colostro

Durante o período gestacional, não há passagem de anticorpos da vaca para o bezerro através da placenta e, por esta razão, o colostro adquire importância vital para as fases iniciais. Além da passagem de anticorpos, células de defesa são transferidas e atuam contra diversos tipos de infecções.

A transferência dessas imunoglobulinas para os bezerros tem o papel de estabelecer a imunidade passiva, principal barreira do sistema imune no início da vida dos bovinos.

Como funciona a transferência de imunidade passiva que o colostro oferece

 Os anticorpos – ou imunoglobulinas – são proteínas encontradas normalmente na circulação sanguínea e compõem uma parte importante do sistema imune dos bovinos. Elas atuam identificando e destruindo bactérias e outros micro-organismos assim como na proteção de membranas de alguns órgãos, como o intestino, por exemplo.

Acontece que o colostro contém vários tipos destas proteínas que protegem os animais como por exemplo: IgG, IgM e IgA. 

Por isso, em rebanhos onde ocorre falha nessa transferência de imunidade passiva é muito comum observar maiores incidências de doenças como diarreia, onfalites, artrites, doenças respiratórias e até mesmo um menor ganho de peso.

onfalite em bezerros
Onfalite em bezerros

A importância nutricional do colostro para os bezerros

Além de um importante papel no sistema imune, o colostro desempenha uma função nutritiva. Se compararmos o colostro ao leite integral, ele apresenta maiores teores de sólidos totais e gordura, como podemos ver na tabela a seguir:

composição do colostro pós ordenha

A reserva energética do bezerro nos primeiros dias de vida é constituída basicamente pela gordura proveniente do colostro e as proteínas auxiliam o desenvolvimento corporal do animal.

Existem outros constituintes do colostro que contribuem para as mais variadas finalidades, influenciando até mesmo no desenvolvimento do trato gastrointestinal.

Fatores que afetam a absorção do colostro por bezerros

Para maximizar a eficácia do colostro, é necessário garantir o suprimento adequado de colostro em relação à quantidade e qualidade e atentar-se aos fatores que podem afetar a absorção:

Tempo da ingestão do colostro

O que pouca gente sabe é que existe uma janela de tempo onde acontece a máxima absorção dos componentes do colostro. Isso acontece porque as células intestinais do bezerro apresentam melhor capacidade absortiva nas primeiras horas de vida.

Passado este período, a absorção fica comprometida e a eficácia dos constituintes do colostro diminui drasticamente. A regra de ouro é que o bezerro seja colostrado dentro de, no máximo, 6 horas de vida.

Método de colostragem

A colostragem na fazenda pode ser feita por diferentes métodos, dentre os quais podemos citar: sonda esofágica, mamadeira e até mesmo a colostragem natural, que consiste em deixar o bezerro mamar o colostro à vontade na mãe.

Porém, observam-se maiores taxas de falhas de transferência passiva em bezerros que são colostrados pelo método natural.

Volume fornecido

Normalmente recomenda-se que seja administrado o correspondente a 10% do peso vivo. O ideal é que o colostro seja fornecido por sonda ou mamadeira, já que é praticamente impossível certificar a quantidade de colostro que o bezerro mamou direto na vaca.

Concentração de imunoglobulinas

É um ponto que se relaciona diretamente com a qualidade e nada mais é do que a indicação da quantidade de anticorpos na composição do colostro. Existem ferramentas que podem ser empregadas rotineiramente para estimar essa quantidade, como o refratômetro e o colostrômetro.

Idade da vaca

As vacas de primeira lactação costumam produzir o colostro em menor volume. Já as multíparas, por terem tido mais contato com microorganismos ao longo da vida produtiva e enfrentado mais desafios sanitários, produzem um colostro com concentração superior e maior diversidade de anticorpos.

Genética da vaca

Vacas com maior potencial produtivo podem expressar essa característica logo após o parto. Ou seja: vacas de alta produção tendem a produzir um maior volume de colostro.

Manejo pré-parto para maximização da colostragem

O manejo pré-parto, especialmente no período seco, também tem impacto no que diz respeito à síntese dos constituintes, que são secretados em maior quantidade momentos antes do parto. Neste período ocorre um aumento das concentrações de gordura e proteínas, como por exemplo a caseína.

A chegada das imunoglobulinas até a glândula mamária começa semanas antes do parto e atinge um pico entre um e três dias antes do nascimento do bezerro. 

Avaliação do colostro

A avaliação da qualidade é de extrema importância no manejo do colostro. Hoje existem diversas ferramentas para avaliar a qualidade do colostro e, dentre elas, as mais comuns são:

Colostrômetro

É um teste fácil e rápido de ser feito e baseia-se na correlação entre a densidade do colostro e a concentração de imunoglobulinas, por isso é amplamente utilizado em fazendas leiteiras. Entretanto, o teste deve ser realizado com o colostro entre 20 e 25ºC.

Caso a temperatura esteja abaixo ou acima desta faixa, a leitura pode ser errônea, super ou subestimando a qualidade do colostro. É possível observar que a escala do colostrômetro tem intervalos de 5 miligramas de imunoglobulinas por mililitro (mg/ml) e está dividida em cores.

Sendo assim, os parâmetros de qualidade são:

  • Excelente qualidade: 50 a 140 mg/ml (escala verde)

  • Razoável: 20 a 50 mg/ml (escala amarela)

  • Baixa qualidade: inferior a 20 mg/ml (escala vermelha)

Refratômetro de brix

A porcentagem de brix correlaciona-se também com a concentração de imunoglobulinas do colostro. Existem dois tipos de refratômetros de brix: o óptico e o digital. Ambos devem ser posicionados perpendicularmente a uma fonte de luz para que o percentual seja calculado. O valor considerado confiável após a avaliação é:

  • Boa qualidade: >50 mg/ml (21% brix)

refratrômetro de brix

Banco de colostro

Após a avaliação, o colostro de boa qualidade que for excedente pode ser armazenado na própria fazenda para a manutenção do suprimento. O armazenamento pode ser feito em garrafas ou sacos plásticos que posteriormente serão congelados.


Foto: Banco de Colostro da Fazenda Kapamma

É importante ressaltar que a higiene durante todo o processo – da coleta até o armazenamento, é fundamental para evitar contaminações bacterianas, pois micro-organismos presentes no colostro contaminado colonizam mais facilmente o trato gastrointestinal dos bezerros.

Também é importante registrar no banco de colostro a data da coleta, identificação da vaca e o resultado da avaliação.

O descongelamento deve ser realizado em banho-maria, não ultrapassando a temperatura de 50ºC para evitar a destruição de alguns constituintes mais sensíveis, como os anticorpos.

O fornecimento deve ser com o colostro bem próximo à temperatura corporal dos bezerros (aproximadamente 39ºC).

Para ter mais dicas como essa, nos siga nas redes sociais!
Se quiser entender um pouco mais sobre o trabalho de consultoria que a prodap faz, deixe sua mensagem aqui

Sobre Thais Camargos

Médica Veterinária formada pela UFMG, atualmente trabalha como Consultora Comercial do PRODAP Smartmilk. Acredita na digitalização da cadeia do leite como uma maneira de transformar muitas histórias pelo Brasil. 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se em nossa newsletter