]

05 dicas infalíveis de autogestão para fazer seu home office mais produtivo

Estamos sendo desafiados neste momento de isolamento social e, apesar disso, não podemos deixar a peteca cair não é mesmo? Confira algumas dicas para se ter sucesso na sua autogestão em home office.
por Caroline Cabral em 17/Jul/2020

Durante os últimos quatro meses um assunto em específico tem chamado a minha atenção: a autogestão durante o home office. Conversei com algumas pessoas, acompanhei os comentários em redes sociais, sites e grupos que tenho acesso e percebi que a dificuldade da autogestão é algo bem comum entre as pessoas.

Estamos sendo desafiados neste momento de isolamento social e, apesar disso, não podemos deixar a peteca cair não é mesmo?  Por isso, reuni algumas dicas de como ter sucesso nesse quesito que, já não era muito simples antes, mas se tornou ainda mais desafiador durante o primeiro semestre deste ano.

Então aí vão 5 dicas para se ter sucesso na autogestão durante esse período:

1° Elabore sua rotina home office

Crie uma rotina que não seja nem muito rígida a ponto de gerar um estresse e ficar difícil de ser cumprida, mas também não deixe de criar um direcionamento para as atividades do dia. Faça pequenas pausas para relaxar um pouco e quando finalizar o expediente evite ao máximo voltar para dar uma “olhadinha” em algo.

2° Mantenha um canal de comunicação com sua equipe

Quando estiver trabalhando, mantenha sempre um canal de comunicação bem próximo, como o whatsapp, por exemplo, ou qualquer outro tipo de ferramenta de comunicação que estiver acostumado. Lembre-se de todos os dias buscar informações sobre o que aconteceu na sua equipe, na sua empresa e/ou no mercado de trabalho.

3° Organize o seu espaço home office

Tente separar um espaço para você trabalhar, mantenha-o bem organizado e com os materiais que utiliza no dia a dia de trabalho. Se você mora com mais pessoas lembre-se de avisá-las sempre que estiver no período de trabalho, evite ligar aparelhos como TV, rádios e etc, eles podem te desconcentrar das suas tarefas.

4° Adote metodologias ágeis

Momentos novos pedem novas estratégias, por isso, se você ainda não pensou em mudar o seu método de trabalho talvez agora seja uma boa hora... Nesse contexto de home office, os métodos ágeis podem ajudar bastante! Vou citar os dois mais conhecidos e mais utilizados: o Kanban e o Scrum. Essas duas metodologias propõem, cada uma a sua maneira, formas de estruturar a gestão das atividades. São métodos bem simples e podem ser feitos de maneira individual.

5° Utilize ferramentas de gestão

A tecnologia está aí e deve ser aproveitada! Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a fazer a gestão do seu dia a dia, nelas você pode registrar a sua rotina, tarefas, objetivos macro e micros, compartilhar com outras pessoas e etc. Gerando históricos e deixando tudo de forma simples e visual. Vou deixar alguns exemplos aqui: Trello, Evernote, Google Keep, One Note e Slack.

Os profissionais que mandam bem na autogestão estão sendo cada vez mais valorizados no mercado e são considerados mais maduros e estratégicos. Então se você está com dificuldades para se organizar nesse momento difícil, espero que essas dicas possam te ajudar. E lembre-se sempre que esse momento #VaiPassar!



Sobre Caroline Cabral

Psicóloga atuando como Talent Acquisitions na Prodap desde 2018, cuidando de experiências para encantar pessoas.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se em nossa newsletter