Categoria: Gado de Corte

A importância de ter uma dieta formulada personalizada para o seu rebanho

Data: 02/06/20

Autor: Kárito Augusto

Cada vez mais, a pecuária vem se especializando no âmbito produtivo.

Assim, o pecuarista deve estar sempre atento às dietas que fornece a seu rebanho, pois a escolha do melhor plano nutricional é fundamental, refletindo diretamente no desempenho animal e sobretudo no retorno econômico.

Atualmente, podemos dizer que é raro na pecuária Brasileira o uso de tecnologias disponíveis no mercado referentes a nutrição de precisão e seu gerenciamento na bovinocultura de corte, seja na mineralização, na suplementação, terminação a pasto, em confinamento, dentre outras.

Entretanto, o produtor que intensifica o uso dessas tecnologias, estão obtendo desempenhos excelentes tanto produtivos quanto econômicos de seu rebanho, com um dispêndio menor com nutrição (R$/cab/mês), visto que esse fator possui um impacto relativamente alto na produção, cerca de 70% dos custos totais.

Por isso, nós da Prodap temos como uma de nossas premissas, ajudar o produtor a analisar e agir no momento certo da escolha da nutrição personalizada sempre atrelada ao desempenho projetado para cada etapa de vida do animal.

Isso inclui decisões sobre insumos com melhor custo x desempenho, época do ano (águas, transição e seca), respeitando a sazonalidade do país, pois assim, nosso cliente conseguirá alcançar seu sucesso através de todos os desafios encontrados na nutrição de bovinos de corte.

Nossa empresa fornece uma dieta personalizada para cada fazenda, pois, entendemos que cada propriedade possui uma realidade única, com sistemas (cria, recria, engorda a pasto, engorda em confinamento), manejos, tipos de solo, variedades forrageiras, potenciais de produção de forragem, cuidados e objetivos particulares, sendo assim, a dieta dos animais não poderia ser realizada da mesma forma em todas essas propriedades. 

O que é nutrição personalizada?

O sal mineral personalizado é feito para realizar de forma única, de acordo com cada fazenda atendida, uma nutrição que irá atender exatamente as necessidades dos animais daquela propriedade especificamente.

O fato é que que as pastagens apresentam teores nutricionais diferentes, podendo apresentar níveis tóxicos para o rebanho, já que cada tipo de solo determina a qualidade mineral da forragem oferecida.

Uma dieta balanceada personalizada é responsável por prover, para cada categoria animal, os diversos nutrientes, numa proporção compatível com determinado nível de produção diária.

Assim, a formulação de uma mistura implica em integração de conhecimentos relacionados com as exigências do animal para determinado nível de produção, características nutricionais dos alimentos, e custo/benefício esperado, visando condição adequada para que seu animal expresse todo potencial de ganho de peso.

Essa forma personalizada de fornecimento de alimentação para o gado deve ser realizada respeitando cada particularidade de cada propriedade, e isso exige que o consultor técnico conheça bem o rebanho e a fazenda, além das variedades e qualidade do volumoso, forma de fornecimento, dentre várias outras características que irão afetar diretamente o resultado produtivo.

barril produtivo para engorda de bovinos

Como inciar a personalização do sal mineral?

Para se iniciar essa importante forma única de fornecimento do alimento para os animais, são necessários alguns procedimentos como a coleta, análise e interpretação do solo e dos ingredientes que irão compor a dieta, para assim, ocorrer o acerto no momento de se calcular exatamente os nutrientes da dieta.

A análise química do solo é a primeira etapa para que os produtores e técnicos precisam se atentar, pois é através dessa ferramenta importante que irá ser avaliada a fertilidade do solo e, a partir da necessidade nutricional das culturas, recomendar a correção com adubação, caso seja necessária. 

O próximo passo para o início da implementação da dieta personalizada, é a coleta e análise da fonte de forrageira que irá compor a dieta. Essa análise de determinação de qualidade nutricional das fontes de volumosos, também chamada de Bromatológica, tem a importante função de obter a composição química dos alimentos.

Ou seja, fazer a análise da forrageira é entender a determinação das frações nutritivas daquele alimento… Sua porcentagem de água, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

Após munido dessas informações, o consultor técnico irá abastecer um banco de dados para que assim, tenha conhecimento exato dos nutrientes fornecidos pelo volumoso, para que então, consiga fechar a dieta dos animais perfeitamente balanceada, unindo os nutrientes fornecidos da forrageira com os nutrientes fornecidos pela fonte de concentrado e minerais.

Essa dieta então, será única para cada propriedade e principalmente, para cada etapa de vida do animal e época do ano, realizando assim, uma dieta personalizada eficiente com foco no aumento da produção.

Para o pecuarista, essas informações são de extrema importância, pois mesmo com a ausência do consultor no dia a dia na fazenda, a equipe da fazenda responsável pelo fornecimento da dieta conseguirá saber exatamente quanto de cada alimento deve ser misturado e fornecido via cocho aos animais, auxiliado pelo técnico de forma remota, que definirá o balanceio exato e correto da dieta total.

Fazendo a gestão das formulas o com software para pecuária de corte Prodap views

Outro aspecto importante quando falamos em nutrição personalizada é o seu acompanhamento. Afinal, do que adianta fazer todo esse processo de mistura especifica se não é realizado o seu acompanhamento de consumo (consumo objetivo/cab./dia).

Mais uma vez recorremos a tecnológica para obtenção de dados cada vez mais acurados, e com uso do Prodap Views Master conseguimos acompanhar diariamente por fazenda, por retiro, por categoria animal, por mistura o consumo ocorrido da mistura (g/cab./dia) e equiparar com o consumo de mistura projetado a pasto.

Pois assim, conseguimos tomar decisões corretivas imediatas caso seja necessário, visando sempre o melhor desempenho pelos animais.

Com essa ferramenta, é possível ter a visualização do fechamento de consumo a partir do lançamento de dados através de um aplicativo, no qual pode ser realizado de maneira off-line: consumo de sal mineral no software de gestão para bovinos de corte

Além da possibilidade de fazer o acompanhamento em tempo real da disponibilidade dessa nutrição personalizada nos cochos de todos os lotes na fazenda, evitando que o prejuízo financeiro impacte os lucros do seu negócio.

 Com a utilização da nutrição personalizada, o pecuarista tem mais uma garantia de que a dieta formulada é realmente a que o animal estará consumindo com os níveis de garantia necessários sem haver desperdício e gastos desnecessários com minerais e assim, terá o desempenho dos animais como o desejado, potencializando sua produção, intensificando o giro do rebanho na propriedade e consequentemente, aumentando a lucratividade do sistema de produção e arrobas.

Quer saber como impulsionar seus resultados produtivos e financeiros com a pecuária de corte? Peça uam demonstração gratuita do software mais completo para gestão de fazendas, o Prodap views!

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *