Categoria: Gado de Leite

Nutrição de bovinos de leite: Dieta formulada x Dieta final

Data: 16/12/18

Autor: Rafael Carvalho

A mistura da dieta total é tão importante quanto à formulação feita pelo nutricionista. Não adianta balancear a melhor ração, se a mesma não chegar ao cocho para ser consumida pelos animais. Por isso esse texto vai te mostrar 2 formas de medir as diferenças entre essas fases.

Sabe-se que uma dieta pode passar por três principais transformações:

  • Formulação: o balanceamento de todos os nutrientes feitos pelo nutricionista, com intuito de suprir a exigência dos animais, buscando atingir algum objetivo.
  • Mistura: Esta etapa é muito importante e deve ser seguida criteriosa, obedecendo a sequencia de inclusão dos alimentos e respeitando o tempo de mistura de cada equipamento.
  • Real consumo: É a quantidade de alimento que os animais realmente consumiram da dieta proposta, e pode ser influenciada por vários fatores como por exemplo, horário de fornecimento, espaço de cocho, tamanho de partícula, teor de matéria seca da dieta, entre outros.

Monitorando a qualidade da mistura

Existem algumas formas para monitorar a qualidade de mistura da dieta total. 

Análise Bromatológicas

Um método de alta acurácia, porém mais oneroso, seria realizar análises bromatológicas em vários pontos no cocho. A Bromatologia é a ciência que estuda os alimentos, ela analisa sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico.

Assim é possível fazer um comparativo entre as amostras para verificar o desvio, e até mesmo se ele está condizente com o que foi proposto pelo nutricionista.

 Saiba mais: Clique na imagem para acessar nosso e-book e conheças as melhores práticas de manejo alimentar para bovinos de leite!ebook manejo alimentar bovinos

Peneiras Separadores de Partículas

A utilização das peneiras separadoras de partículas (Penn State) também pode ser uma opção interessante na avaliação da qualidade de mistura da dieta.

Este método consiste num sistema de bandejas perfuradas com diferentes diâmetros, que separam certa quantidade de forragem estratificada após a movimentação do conjunto. Também nos permite avaliar a composição fibrosa da dieta e a seleção pelos animais.

Todos os métodos devem ser aplicados sem qualquer alteração na rotina da propriedade, evitando que as atividades sejam executadas de forma diferenciada para aquele dia de avaliação.

Uma dieta mal misturada traz vários impactos negativos para propriedade, pois aumenta os riscos de acidose, prejudica os resultados esperados pelos técnicos e aumenta a heterogeneidade dos lotes.

Nossa equipe de consultores é altamente capacitada para verificar a qualidade de todas as três etapas do processo.

Entre em contato conosco e agende uma visita com nosso time de consultores para avaliar como está cada uma destas etapas na sua fazenda.

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *