Categoria: Gado de Leite

Doenças de casco em bovinos: Quais são, causas e como prevenir

Data: 03/03/21

Autor: Kézia Menezes

Estima-se que as doenças de casco em bovinos está entre os principais problemas que acometem os rebanhos brasileiros, sendo responsáveis pela claudicação e pelo impacto econômico negativo sobre a rentabilidade da pecuária mundial.

Veja quais são as principais doenças de casco encontrada nos rebanhos leiteiros.

doenças de casco em bovinos

Causas das doenças de casco em bovinos

Segue abaixo alguns fatores que podem desenvolver estes problemas:

Higienização inadequada

O ambiente dos animais deve ser limpo frequentemente, evitando assim acúmulo de fezes e urina, mantendo o local seco e com menor possibilidade de contaminação por agentes infecciosos.

Além disso, é importante manter o menor número de animais por área, levando em conta que quanto mais animais aglomerados, maior volume de fezes e urinas serão acumuladas.

Tipo de piso e profundidade da cama

Pisos de cimento e camas de fina espessura, por exemplo, podem ser desconfortáveis para os bovinos. Esse desconforto impõe maior tempo em posição quadrupedal, provocando uma grande sobrecarga nos membros.

Pasto: barro, água, pedras e buracos

Este sistema possui a vantagem de desenvolver um desgaste uniforme do casco, mas em contrapartida, o ambiente úmido devido a poças de água e barro podem aumentar a proliferação de agentes infecciosos. Pedras e buracos podem estar no caminho destes animais, que ao se chocarem, podem ocasionar traumas.

Não utilização de pedilúvios

Os pedilúvios são utilizados a fim de desinfetar os cascos dos animais, na entrada e saída da sala de ordenha. Previnem as lesões de cascos e sua utilização deve ser feita de forma consciente, levando em conta:

  • Diluição (Em altas concentrações podem irritar a pele do animal);
  • Número de animais (Pode sujar excessivamente a substância);
  • Profundidade (Ideal que a substância atinja a sobreunha do animal);
  • Condições do casco (Cascos muito sujos impedem a ação desinfetante).

Dados apontam que a incidência média no gado de corte é de 5 a 20%, ao ano, e no gado leiteiro de 15% a 35%.

Prejuízos causados pelas doenças de casco

Como se não bastasse a forte dor e desconforto na locomoção do animal, gerando manqueira, essas afecções acionam um verdadeiro “efeito em cascata” de grandes prejuízos, tais como:

  • Perda de peso, aumentando o risco de doenças metabólicas;

  • Diminuição da produção de leite e carne

  • Dificuldade em demonstrar cio e diminuição da eficiência reprodutiva.

  • Redução do consumo de alimentos e ingestão de água, tornando o bovino mais frágil;

Saiba mais: Temos um ebook completo com tudo o que você precisa saber sobre a ingestão de água por bovinos!

agua para bovinos de leite

Segundo estudo, “para cada animal que apresenta a manqueira, a perda diária é em média é de 9 litros de leite. Calculando um prazo de 24 dias para o tratamento do gado doente, o prejuízo beira a casa dos 230L de leite até que ele se recupere”

Proporcionando números preocupantes sobre o ponto de vista econômico e produtivo. Além disso, aumenta a incidência de mastite, gastos com tratamentos, taxa de descarte, podendo chegar, em alguns casos, até na morte do animal.

Principais doenças

Panarício Interdigital

Conhecida popularmente entre os produtores, é causada por bactérias e é infecciosa.

Em seu diagnóstico, o animal apresenta manqueira ou arrasta uma perna, inchaço vermelho, quente e doloroso entre os dedos.

Embora possa ser diagnosticado em qualquer estação, possui maior incidência no final da primavera e do verão e no início do outono, devido o tempo muito seco ou muito chuvoso.

Laminite

É um processo inflamatório, que tem origem multifatorial e pode ser classificado em aguda, crônica ou subclínica.

Sua causa está diretamente ligada a ingestão excessiva de grãos (dietas com alto níveis de carboidratos e baixa ingestão de fibras) e indiretamente, as condições do ambiente: superlotação e umidade.

Ela acomete estruturas sensíveis da parede do casco do animal e ainda, resulta na claudicação e deformidade permanente do casco.

laminite

Erosão de talão

A ocorrência dessa doença está relacionada à baixa qualidade dos tecidos córneos secundária à laminite e a infecções bacterianas secundárias.

Apresenta fissuras e sulcos, de coloração escura.

Úlcera de sola

Também chamada de pododermatite circunscrita, é associada às doenças Erosão do Talão e Laminite.

Ocorre uma lesão na junção da sola com o bulbo, que por sua vez, se associa a uma zona circunscrita de hemorragia e necrose localizada.

Doença da linha branca

É uma lesão associada à laminite, que ocorre ao longo da linha branca.

Há uma separação da sola e da parede da borda da sola dos animais.

O cório é infectado a partir dessa fissura, depois há a formação de abscessos na subsola. Em casos mais graves, essa enfermidade pode afetar as articulações do animal.

doença da linha branca

Dermatite interdigital

Infecção bacteriana mista da pele que está localizada entre os dígitos dos bovinos e provoca erosão lenta, endurecimento e necrose das fibras, coloração acinzentada e odor desagradável.

É uma doença contagiosa por efeito das bactérias: a Fusobacterium necrophorum e a Bacteroides nodosus.

Podridão de casco

Também chamada de pododermatite, essa afecção é definida como porta de entrada para infecções.

Trata-se de uma infecção necrótica, causada pelas bactérias Fusobacterium necrophorum e o Bacteroides melaninogenicus, que pode ser classificada em subaguda ou aguda e tem origem em lesões na pele interdigital.

Como prevenir as doenças de cascos em bovinos?

Para que o tratamento seja eficaz é necessário fornecer um ambiente adequado aos animais: com camas macias, limpo, arejado e seco, evitar traumas em terrenos acidentados e utilizar adequadamente o pedilúvio.

Observando os animais

Um dos sinais que nos indicam que podem existir problemas nos cascos de vacas leiteiras é a claudicação, que é a mudança de postura desses animais ao se moverem, podendo ser associada à dor. A postura ideal é a coluna vertebral reta, sem se curvar, mantendo os membros apoiados no chão. 

Análise clínica junto com o médico veterinário

É importante manter uma frequência de análise dos dígitos juntamente com o veterinário, para que seja diagnosticado lesões como hemorragias de sola, erosão de talão, sola dupla, rachadura horizontal e vertical, logo no início.

Limpeza e rotina de prevenção

Nosso time entende que é muito importante manter rotinas de prevenção e tratamentos, para cessar problemas no começo, evitando gastos financeiros acima do esperado. Por isso, nosso software Prodap smartmilk possui a ferramenta “Lista de tarefas”.

Através dessa ferramenta, o médico veterinário poderá criar tarefas para o produtor cumpri-las ao longo do mês ou tarefas que o próprio produtor estabeleceu como meta, por exemplo:

    • Limpeza do casco

    • Rotina de medicação para tratamento de lesões podais

    • Rotina de utilização de pedilúvios

    • Limpeza do ambiente dos animais

Além disso, custos com tratamentos podais, por exemplo, poderão ser registrados no Prodap smartmilk, para que assim o produtor tenha controle financeiro desse tipo de ocorrência em sua fazenda.

Smartmilk, o melhor software de gestão de rebanhos leiteiros, possui a ferramenta “Análise dos membros/cascos”, que permite uma análise da porcentagem de casos e repetições de claudicação por tipo de lesão, por tempo (mês), por parto, por estado.

Análise dos membros/cascos em software de gestão

relatório e analise de membros e cascos no smarmtilk

Com todas essas informações disponíveis no Prodap smartmilk, os profissionais da cadeia do leite podem ter previsibilidade financeira, ficando sempre inteirados sobre quais animais estão com saúde em dia produzindo grande volume com qualidade.

O Smartmilk é o Software de gestão da pecuária leiteira que ajuda o produtor a tomar decisões baseadas em dados concretos e que mostra os resultados de maneira simples, integrando os dados zootécnicos do programa com os econômicos.

Quer saber mais sobre o Prodap Smartmilk? Agende agora uma conversa com um dos nossos consultores!

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *