Exame andrológico em bovinos: O que é, como funciona e qual a importância?

Apenas aproximadamente 55% dos touros em serviço são férteis, entre 20 e 40% são subférteis e 5% dos touros são animais inférteis. Entenda como o exame andrológico pode impactar na identificação da fertilidade do rebanho!
por Sâmara Paz em 08/Apr/2021

Para minimizar e evitar as perdas na produção é importante identificar a eficiência reprodutiva do rebanho e quais são as dificuldades de reprodução que serão enfrentadas, como: a esterilidade, infertilidade e a subfertilidade.

Contudo, conforme dito por Anaís Camacho - nossa especialista, é preciso também estar atento ao controle reprodutivo, que engloba intervalo entre partos, taxa de inseminação/serviço, taxa de prenhez e taxa de concepção do gado de leite, para que o mesmo proporcione uma boa eficiência das vacas e com o mínimo de desperdício.

holandes reprodutor

Touro com dificuldades de reprodução

O touro estéril é classificado como aquele que definitivamente é incapaz de reproduzir e pode ser identificado mais facilmente, após a verificação da vaca na estação de monta.

O infértil é aquele que apresenta, temporariamente, a incapacidade reprodutiva e pode representar a perda de 25 a 50 bezerros, conforme a relação touro:vaca utilizada.

Já o touro subfértil, apresenta redução de potencial reprodutivo.

Em ambos os casos, o touro infértil e subfértil, pode ser diagnosticado pelo médico veterinário, por meio do exame andrológico.

Veja também: 05 Erros que todo produtor comete no controle reprodutivo de vacas

O que é o exame andrológico?

O exame andrológico tem prazo de validade de 30 dias e é definido como o conjunto de procedimentos, que visam avaliar as condições clínicas e estimar o potencial reprodutivo dos machos.

Além disso, esse exame é indicado para:

  • Avaliação do reprodutor antes da estação de monta;
  • Relações de comercialização de reprodutores;
  • Verificar ocorrência de falhas reprodutivas no rebanho;
  • Determinação da ocorrência da puberdade;
  • Diagnóstico de problemas de fertilidade;
  • Ingresso nas centrais de inseminação, com vistas à congelação de sêmen.

 Como funciona o exame andrológico?

Durante a realização do exame, o touro é avaliado por exame clínico geral e exame específico.

No exame clínico geral, são examinadas as condições dos diversos sistemas (respiratório, circulatório, nervoso, digestivo, locomotor), tanto em repouso como em movimento, o comportamento sexual, histórico do animal e se há algum problema.

Já no exames específicos do sistema genital (testículos, escroto, epidídimos, cordões espermáticos, prepúcio, pênis e órgãos internos) são examinados por inspeção e/ou palpação:

  • Dimensões e biometrias testiculares;
  • Simetria e posição;
  • Sensibilidade, principalmente à dor;
  • Consistência e a mobilidade dos componentes do sistema genital e sua compatibilização com a idade, com o desenvolvimento e raça;
  • Espessura da pele, aderência e se há lesões;
  • Temperatura;
  • Espermiograma:

    - Volume, aspecto, turbilhonamento, motilidade, vigor e concentração.

exame andrológico em bovinos

Qual a importância do exame andrológico? 

Após o resultado do exame, o veterinário emite um laudo que consta se o animal está apto, apto com reservas ou não à reprodução.

É através desse exame andrológico, que podem ser detectadas alterações do desenvolvimento do sistema genital, alterações regressivas, alterações progressivas e alterações inflamatórias nos diversos órgãos, bem como distúrbios na libido e na habilidade de cópula.

Identificar a situação em que o gado se encontra é primordial para a tomada de decisões!

A coleta de dados é extremamente relevante para o produtor, pois gera a cultura de análise e acompanhamento do rebanho, viabiliza o cumprimento de metas a curto, médio e longo prazo.

Uma forma de ter tudo isso na palma da sua mão é através do software Smartmilk, que oferece de forma rápida, onde você estiver - online ou offline, a situação atual de seu rebanho (produtiva, reprodutiva e sanitária), garantindo para você maior eficiência em suas análises.

Conheça o Smartmilk! Fale com um dos nossos consultores e saiba mais do software de gestão para a pecuária leiteira mais completo, fácil e integrado do Brasil.

Sobre Sâmara Paz

Publicitária, especialista em marketing, se envereda todos os dias no planejamento, mas seu coração bate forte pelas palavras. Pessoa reticente que é, não ficou satisfeita com a redação publicitária. Escreve o que sente, pensa e todo o necessário. Vende avião subindo, sorriso e satisfação. Fala de amor, estratégia, marketing e, aqui, pecuária de corte.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se em nossa newsletter