Categoria: Gado de Corte

Começando um programa de premiação em Fazendas com o Prodap views

Data: 07/05/20

Autor: Rafael Guerra

Ao longo dos últimos anos, muito ouvimos falar sobre a importância de implementarmos programas de Remuneração Variável, Participação de Resultados e Premiação por Atingimento de Metas/Resultado nas fazendas.

Muitos podem ser os nomes e formatos desse tipo de incentivo, mas todos tem uma função final que é premiar as pessoas em função de um bom desempenho e/ou um bom resultado.

Na verdade, o grande objetivo dessa estratégia é criar um vínculo de reconhecimento entre você e sua equipe, fazendo com que o ato de entregar um bom resultado seja encarado com orgulho pelas pessoas que o constroem. Assim, a motivação para o atingimento das metas se torna cada vez maior a medida com que a equipe entende que não é só reconhecida por aquele resultado como também faz parte dele.

Como implementar um programa de premiação que dê certo?

Bem, na teoria é tudo muito belo, mas na prática, poucas vezes vi programas que tenham funcionado em sua totalidade. Durante a minha carreira implementei algumas vezes, sendo alguns casos com sucesso e outros, nem tanto.

Fazendo uma breve análise e tentando entender as semelhanças entre aqueles que deram certo, existem algumas semelhanças que gostaria de compartilhar com vocês:

Que os objetivos sejam simples e de fácil entendimento

Programas que envolvem um número infinito de indicadores, pesos e variáveis, geram mais desmotivação que motivação. A equipe chega a pensar que o objetivo do programa é gerar ganhos para a fazenda/empresa, e ao mesmo tempo, dificultar a premiação.

É preciso lembrar que no nosso ramo, trabalhamos com pessoas que nem sempre tiveram as melhores oportunidades de estudo, ou mesmo até mesmo, que não tiveram nenhuma oportunidade de estudo. Por isso, ser simples é ponto fundamental para que o programa seja compreendido.

Ser alcançável

Como dissemos anteriormente, o objetivo é estimular as pessoas a entregarem mais, serem mais produtivos, e em contrapartida, serem beneficiados com algum ganho/reconhecimento.

Tem que estar claro para todos que aquele objetivo é possível de ser atingido (não precisa ser fácil), e que com a dedicação de todos, o atingimento será possível.

Essa parte requer que você consiga que toda a sua equipe conheça os problemas da fazenda. Quando não se sabe quais os pontos de melhoria, qualquer resultado parece impossível e desmotivador. Só conhecendo as oportunidades para agir diferente e, assim, alterar resultados anteriores é que sua equipe terá fôlego para “correr atrás” dessa mudança.

Ter autonomia sobre o resultado

Geralmente os programas são construídos em função de alguns indicadores, que vão guiar as metas estipuladas para a equipe. Desse modo é de extrema importância que e os responsáveis por estes indicadores e metas, ou seja a sua equipe, tenha autonomia para decidir sobre eles.

Por exemplo: Vamos supor que um vaqueiro tenha como meta entregar um ganho médio anual de 6@/cab./ano em uma recria a pasto. Para isso, ele deverá gerenciar vários fatores da rotina do gado como: manejo de pasto, suplementação, qualidade/oferta de água, sanidade, tamanho de lote, etc, certo?

Se em determinado momento, ele vê que a oferta de pasto não atende a necessidade para este ganho e ele precisa mudar o gado de pasto, mas não tem autonomia para isso, como ele poderá se engajar para a entrega do resultado e atingimento da meta?

Vamos de outro exemplo: E se o seu vaqueiro percebesse que está faltando suplemento no cocho e que a fazenda não tem a estrutura necessária para manter a logística para distribuição de produtos em dia… Se ele não tiver como provar que essa percepção é verdadeira, nunca vai se engajar para levar essa preocupação para você. E assim se desmotivaria na entrega do resultado e atingimento da meta.

É certo que muitas vezes pode ser que você não tenha confiança na capacidade técnica do vaqueiro para incentivar decisões como essa. Mas, infelizmente, isso significa que você não tem como se certificar, durante o ciclo, que qualquer uma das decisões tomadas é realmente a correta.

Pois é, simples assim… Sem a apuração constante para determinar que os problemas identificados podem ser resolvidos pelos verdadeiros responsáveis pela meta, nenhum programa de premiação resiste. Esse é um dos motivos pelos quais uma gestão eficiente é necessária para o sucesso de toda a operação da porteira para dentro.

Fazendo uma gestão eficiente de resultados

Ao longo dos últimos anos viemos construindo diversas ferramentas que apoiaram muito na implantação dos Programas de Premiação, e elas são apoiadas com o uso do PRODAP Views. O sistema utiliza de uma base sólida de dados, para gerar os números mais importantes para definição e acompanhamento dos indicadores.

Só pelos dois exemplos que dei aqui, você consegue perceber que a rotina do dia a dia da operação é o grande fator para a entrega de resultado final do negócio. No PRODAP Views Master, você tem acesso às informações que o vaqueiro/colaborador precisa ter, para tomar as melhores decisões que consequentemente irão gerar os melhores resultados, fazer com que eles atinjam as metas, e sejam recompensados/reconhecidos por isso.

Resolvendo os problemas de falta de suplementação no cocho com o Prodap views

Com o Prodap views das mãos, o primeiro exemplo, onde o vaqueiro tinha a oportunidade de manejar o rebanho, seria resolvido facilmente através dessas telas abaixo:

manejo de pastagem no software de gestao de fazendas

O vaqueiro veria no sistema a confirmação da sua dúvida, indicando que realmente a forragem não estava adequada naquele lote e poderia ter a automomia de tomar uma atitude embasada em fatos e dados, fazendo com que ele entenda que cada movimentação dele interfere no sucesso do negócio.

No momento em que a coleta de pasto é realizada você também tem acesso, de qualquer lugar, à decisão tomada. O Prodap views te mostra quem realizou a ação e os motivos, fazendo com que você compreenda tudo que se passa na fazenda.

manejo de pastagem com o software de gestão prodap

Problema resolvido, além de orientar o seu vaqueiro para a melhor tomada de decisão, você não teria dúvidas de que aquela decisão foi a melhor que o seu funcionário poderia tomar. Fortalecendo o vínculo entre vocês, a confiança da sua equipe e reforçando que o seu negócio está indo na direção correta para atingir resultados extraordinários.

O PRODAP Views Master garante que você e sua equipe tenham autonomia e controle dos resultados da fazenda, dando a informação de maneira ágil para que o time para que ele possa tomar a melhor decisão e entregar esse resultado que é fruto do trabalho diário de todos.

Clique aqui para saber mais sobre o programa e suas soluções

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *