Categoria: Gado de Leite | Gestão

Gestão Financeira de propriedades leiteiras com o PRODAP Smartmilk

Data: 16/06/20

Autor: Parceiros PRODAP

A análise financeira de qualquer negócio é fundamental para se fazer o diagnóstico da capacidade de lucro que se tem. Considerando a pecuária leiteira, onde sabemos que a margem de lucro é baixa, produtores e consultores devem trabalhar de forma muito eficiente para sobressaírem no mercado.

O Smartmilk, o software de gestão para pecuária leiteira da Prodap, pode ajudar você, produtor ou consultor a melhor entender onde, como e quando agir. Além das diversas análises zootécnicas o programa apresenta um eficiente módulo financeiro.

software de gestão para fazendas leiteiras

Veja também: Aulão de Gestão Econômica para propriedades leiteiras

Como funciona a gestão econômica e financeira de fazendas leiteiras com o Software Smarmtilk?

Evolução de rebanho x estoque animal

É possível integrar sua evolução de rebanho para o cálculo de estoque animal de maneira automática, ou seja, as vendas e mortes de animais lançadas no sistema zootécnico serão automaticamente abatidas do estoque animal que compõe parte de seu balanço financeiro.

Novos animais que entrarem no sistema, seja através de compras ou novos nascimentos também serão integrados ao estoque animal de maneira automática, facilitando seu controle de inventário animal.

Lançamento de faturas descomplicado: Indo além do fluxo de caixa

O lançamento das faturas é extremamente fácil e rápido. Você estabelece as três datas de lançamento: pela data da nota, data de entrega ou data de uso. Desta forma você pode posteriormente buscar relatórios mensais baseados nas datas de lançamento.

Os fornecedores são previamente cadastrados, e a medida que você lança uma nota, você atribui o produto ao fornecedor. Posteriormente você pode buscar todas as compras por fornecedor e verificar seu histórico de compras ou vendas.

Cada produto lançado possui um número de conta pré-estabelecido que pode ser editado ou renomeado da maneira que melhor lhe convir. Os números de contas já são categorizados como item de Balanço (ativo ou passivo) ou resultado (receita ou despesa), o que já define sua alocação nos relatórios financeiros e eles também podem ser direcionados para centros de custos que poderão ser criados por você.

Visão geral do plano de contas

Como cada item é individualizado por um número de conta, o Smartmilk também possui um relatório chamado “Visão Geral do plano de contas” que lhe permite comparar os últimos meses, trimestre ou anos de compras ou vendas de cada produto, analisando o período de maiores investimentos e até mesmo descontos obtidos.

Controle o pagamento de suas contas em aberto com o relatório: “Faturas em aberto”, onde você faz um rápido levantamento de quais fornecedores você possui alguma fatura em aberto, qual a data de vencimento e quantos dias de atrasado possui. 

Acompanhe suas movimentações financeiras estabelecendo o período que deseja analisar seu fluxo de caixa realizado (mensal, trimestral, anual, personalizado). Você também pode analisar o fluxo de caixa esperado, caso já tenha antecipado o lançamento de faturas futuras

A análise do fluxo de caixa realizado é primordial para auxiliar seu gerenciamento de gastos e controle financeiro e o fluxo de caixa esperado auxilia em projeções futuras e auxilia seu planejamento e tomada de decisão. 

Relatórios personalizados

Além do mais o Smartmilk apresenta um relatório fantástico com índices econômicos e de produção que ajudam no diagnóstico da situação da fazenda. Informações zootécnicas como Produção de leite/funcionário ou Vacas em lactação/Total de vacas por exemplo pode lhe dizer muito sobre sua eficiência produtiva e reprodutiva.

Também temos índices econômicos como margem bruta da atividade/Leite vendido, custo total do leite/preço do leite, despesa com concentrado/renda do leite e muito mais, que lhe permitem análises pontuais e identificação de eventuais falhas ou sucesso da gestão do rebanho em determinado período (podendo ser mensal, anual ou personalizado).

O Smartmilk é o Software de gestão da pecuária leiteira que ajuda o produtor a tomar decisões baseadas em dados concretos e que mostra os resultados de maneira simples, integrando os dados zootécnicos do programa com os econômicos. 

 

Agende uma conversa com um dos nossos consultores e assista a uma apresentação personalizada do Smartmilk

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *