Categoria: Gado de Corte

Pecuária de Precisão: A Revolução da Produtividade na Pecuária

Data: 10/11/19

Autor: Kárito Augusto

Você sabe que a pecuária tem passado por inúmeras transformações e evoluções… Isso tornou nossa atividade cada vez mais competitiva exigindo do produtor maior nível de especialização, capacidade de gerenciamento e profissionalismo.

Para garantir lucro, precisamos entender como está o nosso negócio com um panorama real de quanto estamos investindo versus o retorno que vamos ter.

Só assim é possível agir apoiando o crescimento da fazenda. É aí que entra a pecuária de precisão: Na utilização de novas tecnologias de informação e na assertividade do profissional para tomada de decisão

Nesse texto você vai entender melhor o que é pecuária de precisão, como ela age no ganho de @ do seu rebanho e como outros produtores já estão utilizando dessas novas tecnologias

fazenda tecnologica

Afinal, o que é Pecuária de Precisão?

A produtividade animal está diretamente relacionada análise das informações que você tem gerado, muitas pessoas acreditam que gerar informação é o que vai impulsionar sua produção, mas não é isso…

Tanto o gado quanto as fazendas e o pasto, de forma geral, são todos distintos uns dos outros. Isso é um fator que complexifica a tomada de decisão a respeito das melhores estratégias produtivas.

A tecnologia deve ser vista como um facilitador, uma alavanca para melhorar seus resultados. Se dentro do seu negócio há a geração de dados mas você não faz nada com isso, com certeza há um problema aí

Saiba mais: Veja como eliminar definitivamente o uso de planilhas no seu negócio!

A tecnologia é o caminho para você conseguir ter um retrato em tempo real de tudo que está acontecendo na sua fazenda. A partir desse retrato é que vem o benefício, a tomada de decisão rápida

Como você vai tomar a decisão certa sem saber de tudo que está acontecendo?

Assim, a pecuária de precisão é a representação de um conjunto de tecnologias e informações que potencializam o incremento nos índices de produtividade

O objetivo dela é facilitar o manejo na fazenda e melhorar a qualidade de vida do pecuarista

gestão com o prodap views

Exemplos de pecuária de precisão na prática

  • Ferramentas de Gerenciamento
  • Microeletrônica (Chips no Brinco)
  • Técnicas de Modelagem (Simulações Financeiras)
  • Monitoramento por Imagens
  • Uso de drones
  • E o uso de softwares

Entre as funcionalidades que podemos encontrar nesses softwares estão: Controle de vacinações de cada animal ou lote, produção e reprodução, acompanhamento de pesagens e licitações, controle financeiro, matrizes a desmama e controle de compra e venda…

Ou seja, a pecuária de precisão são todos os recursos de automatização utilizados para melhorar a eficiência da produção animal e minimizar erros de gestão e manejo.

Gestão de Rebanho sem erros

Quando há uma comparação dos benefícios levados ao produtor, estima-se que o uso da pecuária de precisão apresenta valores de investimentos bem equilibrados a curto prazo.

Por exemplo, ao se utilizar drones para monitorar o comportamento de rebanhos, há um investimento inicial de cerca de US$ 1.200, sendo esse drone utilizado para monitoramento que auxiliará na identificação de questões de sanidade e bem-estar nos animais.

Sem a interferência humana, você consegue economizar na contratação de pessoal, minimizar erros e erradicar perdas produtivas, o que estima-se que possa melhorar a produção em aproximadamente 35% inicialmente. 

Outro equipamento utilizado nesse tipo de sistema para auxiliar no monitoramento animal é o GPS conectado a um colar, que mede o tempo em que os animais ficam deitados ou em pé, além da distância que eles percorrem.

Veja também: Qual a importância do brinco bovino para o controle do gado?

Esse instrumento é usado em atividades de sanidade, como por exemplo, no tratamento da claudicação. Esse sistema de monitoramento é capaz de capturar a forma de caminhar do animal, dentre outras características.

E aí é que vem o uso da informação! Esse dado coletado é enviado a um sistema inteligente que realiza a interpretação dos dados e informa ao produtor qual animal pode estar passando por um problema como a claudicação, melhorando a rapidez da intervenção e tratamento.

O processamento digital de imagens e sons dos sistemas têm sido um dos grandes focos de desenvolvimento, diminuindo o número de sensores ambientais necessários, por outro lado, ampliando muito a informação em tempo real.

pecuária digital gestão de rebanho

Vantagens e Desvantagens de adotar a pecuária de precisão

Vantagens

  • Melhorias nas interpretações das respostas de produção dos animais;
  • Menor tempo de manejo, pois as maquinas e equipamentos auxiliam nesse processo;
  • Habilidade de conciliar diferentes demandas produtivas, como densidades dos animais, produção de leite, controle individual do animal e gerenciamento;
  • Identificação eletrônica, garantindo qualidade e rastreabilidade do produto e uso de técnicas avançadas de levantamento de dados precisos, com padrões de bem estar animal e de qualidade.
  • Previsões do preço do arroba num período posterior, permitindo compreender quando é o melhor momento de comprar ou vender animais.

Desvantagens

  • Desenvolvimento incompleto de tecnologias;
  • Pouca percepção do público quanto aos benefícios trazidos pelas técnicas de controle de qualidade, que incluem valor agregado, redução de perdas e diferentes pontos de vista do produtor e do consumidor;
  • Bioética e preconceitos quanto ao uso de animais na visão ainda limitada ao setor produtivo.
  • falta de profissionais habilitados para analisar e trabalhar a grande quantidade de informação gerada nesse sistema

Por que a pecuária de precisão é o futuro da pecuária?

Essa forma de gerir seu rebanho é desenvolvida especialmente para englobar todas as atividades rotineiras de uma propriedade produtiva.

Seu uso faz com que o pecuarista efetue um planejamento minucioso a cada dia, diminuindo e até erradicando perdas localizadas, o que propicia um controle preciso sobre a utilização dos recursos envolvidos na cadeia produtiva.

Por isso, o uso da automação dos processos é de extrema importância, pois permite visualizar o sistema de produção por uma ótica mais ampla, o monitoramento das atividades, eficiência análise de dados e geração de informações que sejam favoráveis a decisões mais seguras e inteligentes.

Dessa forma, todas as áreas envolvidas podem ser proativas em suas responsabilidades e o tempo e recursos melhor aproveitados. 

Como começar a fazer pecuária de precisão?

Você ainda pode estar em cima do muro sobre se deve automatizar processos ou como fazer mais automatizações no seu dia a dia. E tudo bem! Entender o que é esse conceito não é complicado mas há algumas dificuldades em deixar de fazer trabalhos manuais.

É difícil mesmo se livrar de velhos hábitos e técnicas pra começar a modernizar seu processo.

Deve haver um comprometimento da equipe para lançar esses dados corretamente. É impossível que o software trabalhe bem e reflita alguma situação de forma precisa se os dados ali informados não forem precisos.

Por isso, a implementação e eficácia do sistema de informação dentro da sua fazenda vai depender também do quanto a sua equipe está disposta e treinada à interagir com a tecnologia.

Dito isso, vamos aos passos…

Defina, padronize, implante

A primeira noção importante que você tem que ter aqui é que o planejamento deve ser pensado de trás pra frente. Ou seja, dos fins para os meios.

Você precisa saber onde quer chegar para definir como vai chegar, certo? Detalhando melhor, o planejamento deve funcionar da seguinte forma:

Definir quais informações devem ser gerenciadas pelo sistema de informação? – Agora que você já tem um caminho a seguir, é importante definir o que você quer medir de desempenho da sua fazenda. Quais os principais indicadores e metas devem suportar as tomadas de decisão?

Definir quais métodos serão utilizados para apurar os resultados – Quais cálculos, consultas e lógicas devem ser realizadas para gerar as informações anteriores?

Padronizar o processo de coleta de dados – a coleta, tratamento e inserção dos dados devem garantir a segurança, precisão e atualização constante da informação. É aí que entra a forma com que você vai gerir a sua equipe para lidar com o software.

A partir daí escolha o melhor software de gestão pecuária do mercado

O PRODAP views

A plataforma tecnológica da PRODAP te dá suporte para o acompanhamento da rotina e dos indicadores produtivos da sua fazenda, auxiliando na tomada de decisão.

Faça com que o seu vaqueiro saiba o caminho perfeito para a coleta de dados precisos, seguros e corretos dos principais fatores ligados à produção.

Veja o mapa da sua fazenda em tempo real com todas as movimentações de rebanho, altura de pastagens, condições de infraestrutura e controle de estoque.

Tudo o que acontece no mundo está sendo transformado em informação. A plataforma Prodap Views amplifica as informações operacionais da pecuária e insere as pessoas que estão na lida do dia-a-dia nesta nova conjuntura mundial, promovendo a autorresponsabilidade e sentimento de dono.

Estamos vivendo o início da transformação digital e podemos escolher participar disso tudo como autores ou atores! Conte com a PPRODAP nesta jornada!

Faça contato com a gente e comece agora a transformação da sua fazenda! Clique aqui e entenda como o Prodap views pode te ajudar!

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *