Software de Gestão de Fábricas de Rações: Lançamento do Sistema Prodap Fabs

Data: 27/10/20

Autor: Caio Ferreira

Todos os dias do ano, sem exceção, temos animais se alimentando no campo para produção de carne, leite, ovos… Isto acontece para atender a necessidade básica da vida humana: a alimentação.

A fábrica de ração surge como um agente na cadeia para suprir a necessidade de alimentação dos animais em produção nas fazendas.

Todos os dias os vendedores cuidam do relacionamento com os clientes e levantam a necessidade de produtos para realizarem suas vendas.

O pedido enviado pelo vendedor chega na fábrica e entra em uma fila à espera da produção. Para avançar para etapa de produção o cliente precisa estar com o cadastro em dia.

Feito isso, o pedido vai para o plano de produção de acordo com determinados parâmetros técnicos, volume de produção, além de disponibilidade de matéria prima, de equipamentos e de caminhões para garantir que o produto chegue na fazenda.

Você já percebeu que desde o pedido no campo até a entrega existem vários processos e várias tarefas críticas que impactam diretamente no resultado da fábrica não é mesmo? 

Nesse texto você vai ver como as novas tecnologias podem resolver os problemas diário de uma fábrica de rações!

Como otimizar a comunicação entre vendedor, produção e entrega em uma fábrica?

gestão de fábrica de rações

Se um cliente faz um pedido de manhã e pede para entregar a tarde porque as vacas não podem ficar sem ração, vários impactos negativos vão ocorrer no negócio.

O pedido pode chegar com informações erradas, o plano de produção do dia muda, o caminhão que estava programado para uma rota vai para outra, pedidos de outros clientes ficam para depois. Isso sem contar quebras de equipamentos que podem ocorrer, não é?

Isso tudo poderia ser evitado se soubéssemos que o produto do cliente estava acabando. 

Dessa forma fica fácil ter uma previsão de quando cada cliente vai precisar do produto novamente. Contribuindo para que o processo do pedido a entrega seja fluído, com menos transtornos, mais agilidade e com cliente satisfeito. Ajudando na fidelização dos clientes, geração de receita e crescimento do negócio…

Como você já sabe, a tecnologia está presente em quase tudo em nossas vidas e também já faz parte do DNA da Prodap desde a década de 90. Ela veio para ficar e facilitar nosso dia a dia.

Por isso, foi desenvolvido o Prodap Fabs, para revolucionar todo o processo da fábrica, desde o pedido no campo até a entrega na fazenda de forma rápida, amigável, intuitiva e automática.

Chega de pedidos com informações incompletas, entrega de pedidos urgentes e falta de previsibilidade nas vendas e produção.

O Sistema de Gestão de Fábricas de Rações Prodap Fabs

painel de controle prodap fabs

O Prodap Fabs facilita a vida dos vendedores e gestores de uma fábrica de ração, reduzindo pedidos urgentes e fazendo a gestão dos estoques dos clientes da fábrica. Além disso, aumenta a produtividade da fábrica através da organização do plano de produção e fechamento de cargas, reduzindo custos de produção e logística. Tudo na palma da mão!

Ele foi desenvolvido por pessoas que vivem a rotina do negócio e conhece muito bem os efeitos negativos que existem quando chega pedido urgente, mudanças no plano de produção e caminhão saindo vazio sem rota definida.

Como o Prodap Fabs funciona?

O Fabs funciona simultaneamente no app do vendedor e no portal desktop, que pode ser acessado por qualquer computador da fábrica.

Todos os pedidos enviados pelos vendedores vão para o portal, onde é possível validar o cadastro do cliente, construir o plano de produção, direcionar para faturamento, e apontar se o pedido foi entregue para o cliente.

O mais legal é que o vendedor consegue acompanhar em tempo real o status dos pedidos dos seus clientes. Evitando aquelas ligações para fábrica para saber “como anda” o pedido.

Não é bacana isso? O vendedor pode focar no relacionamento com seus clientes dando retorno em tempo hábil a todos seus clientes.

Outra funcionalidade bacana é que o pedido pode ser feito off-line. Isso mesmo! O vendedor não precisa de sinal de internet para fazer o pedido, pode fazer tudo isso na fazenda.

Para enviar para fábrica basta realizar a sincronização em um clique quando retornar a internet e pronto: todos os pedidos chegam na hora pelo o Fabs.

Gerindo uma fábrica de ração com o software Prodap Fabs!

O que o Prodap Fabs faz:

  • Controle do estoque do cliente da fábrica, ou seja, você tem a previsão de quando irá acabar.
  • Gestão de vendas e acompanhamento de metas.
  • Gestão da tabela de preço dos produtos.
  • Planejamento e controle da produção na fábrica.
  • Visão por cliente, por vendedor e por rota.
  • Pedidos instantâneos e com informações completas da venda: produto, quantidade, previsão de entrega, forma de pagamento, prazo de pagamento, etc.
  • Acompanhamento do status do pedido até a entrega.
  • Atualização automática de estoque.
  • Controle dos estoques por rota de atendimento.
  • Gestão da carteira de clientes (por usuário, por rota, por vendedor).
  • Integração de produtos de loja agroveterinária.
  • Compartilhamento de informações via aplicativos de mensagens e e-mail de forma rápida.
  • Agrupamento de cargas.

O que o Prodap Fabs não faz:

O que o Fabs não faz:

  • Não é ERP
  • Não emite NF
  • Não gera demonstrações contábeis.

Dê adeus aos pedidos urgentes!

Controle do estoque do cliente da fábrica, ou seja, saiba quando o produto irá acabar.

Antes de começar o dia de vendas, basta abrir o app do Prodap Fabs, sincronizar e pronto: você já tem em mãos a lista dos clientes que estão com os estoques para acabar.

Após entrar em contato com o cliente existem dois caminhos: Realizar o pedido com a data programada de entrega ou reajustar o estoque de acordo com o estoque e consumo atual do produtor.

Fazer isso é muito leve e fácil. Sabemos que o consumo pode aumentar ou diminuir por diversos fatores na fazenda como o aumento do número de vacas em lactação ou venda de animais por exemplo…

Tenha uma visão completa do processo por cliente, vendedor e rota.

É possível filtrar e pesquisar o status do saldo de estoque pelo nome do cliente, pelo vendedor e ou até mesmo pela rota.

Dessa maneira você consegue programar as visitas de acordo com aquela região pesquisada, otimizando o deslocamento e cobrindo maior números de clientes e prospects no dia.

Receba os pedidos instantaneamente na fábrica, com informações completas

É muito comum o envio de pedidos pelo vendedor por e-mail ou por telefone sem padronização alguma…

Nestes casos muitas vezes acontecem do pedido chegar com preço incorreto, quantidades erradas ou até mesmo nome de cliente diferente ou pedido nem chega na fábrica. Por incrível que pareça pode acontecer.

No Prodap Fabs a fábrica recebe tudo junto: produto, quantidade, previsão de entrega, forma de pagamento, prazo de pagamento,local de entrega etc.. De mesmo modo, não é possível enviar um pedido para a fábrica com informações incompletas da venda, por exemplo: não é possível realizar um pedido sem o preço ou condição de pagamento estabelecida.

Acompanhe o status do pedido até a entrega.

Após o envio do pedido é possível acompanhar em tempo real o status do pedido através do aplicativo.

Logo, não é necessário o vendedor ligar para a fábrica para saber como está o pedido do seu cliente. Menos esforço para o vendedor, mais produtividade para o time da fábrica.

Tenha a atualização automática de estoque de cliente.

Quando é sinalizado que o pedido foi entregue pelo setor de entrega, automaticamente o estoque do cliente é atualizado pelo valor da quantidade comprada. Nutrindo a funcionalidade controle de estoque e dando muito mais previsibilidade para o vendendor e linha de produção.

Defina e acompanhe os clientes por vendedor.

Nas configurações do Prodap Fabs, é possível relacionar os clientes que são exclusivos daquele usuário (vendedor).

Com isso é possível para entender claramente quem são os responsáveis pelo atendimento do cliente, independente se o pedido possa ter sido efetuado diretamente na fábrica.

Essa funcionalidade é uma mão na roda para entender e aprimorar os indicadores de satifação, atendimento e relacionamento da sua fábrica.

Configure as faixas de preço e descontos permitidos para os produtos

O gestor da fábrica consegue definir as faixas de preços dos produtos de acordo com a política comercial da fábrica além de definir a alçada de desconto por vendedor.

Desse modo é possível garantir que as vendas sejam feitas dentro dos preços estabelecidos por cada produto e por vendedor.

Faça a gestão descomplicada do portfólio de produtos

Incluir, excluir e descrever as principais características dos produtos é essencial para a gestão de portfólio e ferramenta de negócios para o vendedor, assim ele conseguirá ter em mãos rapidamente quais atributos o produto tem no momento da negociação comercial.

Com o prodap fabs, esse cadastro é feito de maneira muito intuitiva e automática, atualizando automaticamente para todos os aplicativos dos vendedores!

Isso reduz o uso de folders físicos e perda de dinheiro que ocorre todas as vezes que um produto sofre alteração e todos os folders precisam ser substituídos.

Outra opção bacana é que dá para compartilhar todas estas informações via aplicativos de mensagens e e-mail de forma rápida. Com o Fabs, em alguns clicks, toda a Linha é atualizada e todos os vendedores recebem a nova “tabela” no seu app.

Agrupe as cargas por rotas e otimize sua logística

Garanta que os caminhões saiam sempre cheios para as rotas pré-estabelecidas, reduzindo significamente custos com frete, melhorando a eficiência das entregas e claro, reduzindo custos com o transporte.

No Prodap Fabs você acompanha a previsibilidade de conclusão dos pedidos e predefine rotas para cada cliente, assim o sistema realiza o agrupamento as carga, otimizando as entregas.

Como ter o Prodap Fabs? A instalação é difícil?

A implantação do Prodap Fabs é muito simples e pode ser feita, na maioria das vezes, à distância. Uma vez definido com a equipe Prodap o número de usuários e processo de venda da Fábrica, iniciamos o período de implantação.

Depois de ciradas os acessos, gestor da fábrica configura e gerencia feito através de qualquer navegador pelo portal https://www.prodapfabs.com.br/ e o vendedor lança e acompanha os andamentos dos pedidos através de qualquer celular pelo aplicativo do Prodap Fabs.

Nessa primeira etapa nós ficamos com o novo cliente Prodap para o cadastro de produtos, vendedores, relacionamento e cadastro dos consumos de clientes.

Fique tranquilo que nossa equipe auxilia o uso do software antes durante e depois da compra, com um time de treinamento capacitado e um suporte de pronto atendimento.

A partir dessa parametrização inicial, realizamos um treinamento com a equipe de vendas da fábrica, orientamos toda a equipe e pronto! Gradativamente os pedidos vão sendo migrados para o FABS.

Certamente os clientes ficam mais satisfeitos, é muito mais fácil abrir novos clientes e o trabalho da equipe de vendas fica mais produtivo e organizado.

Quero conhecer o Prodap Fabs e solicitar um orçamento!

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *